publicidade - anuncie aqui

As equipes do SCZ (Serviço de Controle de Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde de Itapira promoveram a primeira ação de captura de escorpições de 2024 no Cemitério Municipal da Saudade, na região da Santa Cruz.

Em três noites de trabalho, o saldo da operação que tem por objetivo controlar a população dos animais peçonhentos fechou com nada menos que 1.585 escorpiões capturados, dos quais 454 morreram durante a coleta ou ainda eram filhotes e foram sacrificados.

Os 1.131 exemplares vivos foram encaminhados encaminhados à sede da Zoonoses para posterior remoção ao Instituto Butantan, onde serão usados para a produção de soro antiescorpiônico.

Escorpiões que sobrevivem à captura são enviados ao Butantan para produção de soro (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Felizmente, as condições climáticas, com o tempo abafado, ajudaram nessa tarefa”, comentou o médico veterinário Rodrigo Bertini, coordenador do SCZ, destacando ainda sinais de redução na reprodução dos escorpiões no cemitéiro.

“Quase não se vê mais filhotes nos muros. Esse é um parâmetro que levamos muito em conta”, explicou. A coleta de escorpiões depende muito das condições climáticas, pois os animais ficam mais ativos em períodos quentes e abafados, quando saem das frestas dos túmulos em busca de alimento – especialmente as baratas.

De acordo com ele, caso o tempo permaneça favorável na próxima semana, os trabalhos serão direcionados ao Cemitério Parque Municipal da Paz, na região do Jardim Raquel, que possui uma população de escorpiões bem inferior em razão do menor número de túmulos.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui