publicidade - anuncie aqui

A coleta de dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) entrou na reta final em Itapira e o prognóstico aponta para uma possível retração do índice populacional do município.

Mesmo ainda restando pouco mais de mil domicílios ainda a serem entrevistados, a expectativa é mesmo que a nova contagem fique abaixo da estimativa populacional de 2021, divulgada como sendo de 75.683 habitantes.

Até agora, os números extraoficiais do Censo chegaram a uma população de 69.257 pessoas residentes em Itapira – índice que supera em apenas 1,05% o total registrado o Censo de 2010, quando a população foi contabilizada em 68.537 habitantes.

Outro dado relevante é a diminuição da média de moradores por domicílio, de 3,19 em 2010 para 2,73 no perímetro urbano em 2022 e de 3,27 para 2,72 na área rural.

A equipe do IBGE que atua na coleta dos dados em Itapira atribui a queda populacional a alguns fatores, dentre eles o fechamento de centenas de postos de trabalho em empresas como a Usina Nossa Senhora Aparecida, a migração de jovens por motivos de estudos e em busca de melhores oportunidades de emprego, baixa taxa de fecundidade e também impactos gerados pela pandemia, como mudanças e falecimentos.

Apesar disso, a coordenação do Censo afirma que as estimativas populacionais existentes até então se mostraram infladas em grande parte das cidades do Estado de São Paulo, com projeções do número de habitantes bem superiores à realidade.

Os dados preliminares do trabalho foram expostos em audiência pública na Câmara Municipal na tarde da última segunda-feira (22). Segundo a coordenação local do Censo, o resultado oficial deverá ser divulgado somente no dia 28 de junho, em alimento com a publicação dos números nacionais.

Cynthya Antinori Nóbrega detalhou andamento final do Censo durante audiência na Câmara (Paulo Bellini/ItapiraNews)
  • RECUSAS

Durante o trabalho em Itapira foram encontrados 30.908 domicílios na cidade, representando um aumento de 27,47% no número de imóveis desde o Censo de 2010.

Segundo a coordenadora de área da Região de Mogi Mirim no Censo 2022, Cynthya Antinori Nóbrega, quase metade dos 1.029 domicílios que ainda não responderam à pesquisa são casos de recusas, sendo mais comuns na região urbana em comparação com a rural.

A outra parte se refere a moradores que que não foram encontrados. O número representa 3,92% dos domicílios registrados na cidade. As equipes de recenseadores tentam reduzir ao máximo esse déficit até esta sexta-feira (26), quando o trabalho será oficialmente encerrado.

Vale ressaltar que a legislação brasileira estabelece a obrigatoriedade de fornecer informações estatísticas ao IBGE, com multas de até 10 vezes o valor do salário-mínimo vigente.

A falta de dados corretos no Censo também impactar diversas áreas do município, incluindo Saúde, Educação e Segurança Pública, refletindo diretamente na distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é canalizado pelo Governo Federal com base no tamanho da população da cidade.

  • DIFICULDADES

A equipe do IBGE enfrentou diversos desafios durante a coleta de dados no Censo atual, como a falta de recenseadores, problemas em localizar domicílios ocupados, casos isolados de assédio à equipe, fatores climáticos como as chuvas intensas no início do ano, condomínios fechados e a disseminação de notícias falsas relacionadas à segurança dos dados pessoais.

Ainda em dezembro de 2022 a coordenação local do Censo organizou uma espécie de força-tarefa para reverter as ausências e atender moradores que ainda não foram entrevistados, com um canal via WhatsApp sendo disponibilizado para facilitar o agendamento e permitir a conclusão dos trabalhos.

O Censo 2022 teve início em 1º de agosto e terminou a primeira fase em 28 de fevereiro deste ano. Depois foi iniciado um processo de apuração no qual as equipes de recenseamento revisitaram os domicílios desocupados ou os que haviam se recusado a responder a pesquisa nas visitas anteriores.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui