As obras de recuperação da Rodovia SPI-177/342 – a antiga vicinal entre Itapira e Mogi Guaçu – devem ser concluídas até junho.
A previsão foi apurada pela reportagem junto a representantes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e também da empresa responsável pelos trabalhos.
Originalmente, o prazo de 24 meses deveria terminar em maio, mas as fortes chuvas do início do ano atrasaram o cronograma.
No ano passado, inclusive, a previsão era de que os trabalhos terminassem até mesmo antes do período previsto, o que acabou não se confirmando.
Até o momento, as equipes de obras se concentram ainda em pelo menos três frentes de trabalho ao longo dos 22,9 quilômetros de pista que interliga as rodovias SP-342 (Mogi Guaçu-Espírito Santo do Pinhal) e SP-352 (Itapira-Jacutinga).
O trecho foi estadualizado em 2014 e o projeto de revitalização consome mais de R$ 84 milhões em recursos estaduais. As obras contemplam a recuperação total do pavimento, além de construção de acostamentos, implantação de faixas adicionais e de dispositivos de retorno e acessos, bem como revitalização da sinalização vertical e horizontal.
A empresa responsável pelas obras é a Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação aberta pelo DER. A expectativa é que a reinauguração da estrada aconteça ainda no primeiro semestre deste ano com presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).