O ginecologista Newton Santana já responde pela direção administrativa do Hospital Municipal de Itapira. Ele substitui a médica Maria Sueli Rocha Longhi, que foi escolhida para comandar a Secretaria Municipal de Saúde no lugar do cirurgião-dentista Vladen Vieira.
Santana respondia desde julho de 2024 pela coordenação do Casmi (Centro de Atenção à Saúde da Mulher), serviço também mantido pela pasta municipal. A nomeação do ginecologista como diretor do HM foi publicada no dia 27 de dezembro do ano passado.
Desde que teve o nome descartado como pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição, em maio de 2024, Santana passou a estar mais alinhado ao prefeito Toninho Bellini (PSD) na reta final do terceiro mandato. Além de coordenar o Casmi, inclusive teve o nome ventilado para assumir a Secretaria de Saúde a partir de 2025, o que não se confirmou.
O convite para coordenar administrativamente o HM foi aceito após conversas entre ele, Bellini e a nova secretária. “Como o prefeito já tinha essa ideia de promover a mudança na Secretaria de Saúde, levou a Sueli como nova secretária e ficarei no lugar dela no HM, na coordenação da parte médica e administrativa”, salientou.
Com a experiência de quem se dedica à medicina há décadas e por 10 anos desempenhou a função de diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia, Newton Santana adiantou que chega para somar.
Na opinião dele, o HM é um equipamento muito bem estruturado e inicialmente o foco do trabalho na direção administrativa será centrado na humanização do atendimento aos pacientes. “Daremos uma atenção especial ao primeiro atendimento na porta de entrada ao HM, que é o Pronto-Socorro”, adiantou.
Na próxima semana, ele e a secretária de Saúde estarão reunidos com representantes da mesa administrativa da Santa Casa para fortalecer a relação entre as instituições e ainda ampliar a parceria que já é executada.
Newton Santana já concorreu à Prefeitura de Itapira. A candidatura foi em 2020, pelo grupo de oposição, mas o médico ficou em segundo lugar nas eleições municipais, derrotado por Toninho Bellini.