Vazão menor na área da captação colocou autarquia em estado de alerta (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O nível baixo do Ribeirão da Penha em razão da falta de chuvas e do aumento do consumo médio acendeu o sinal amarelo no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapira.

Na área da captação de água, às margens da Avenida dos Italianos, a vazão na última segunda-feira (14) era de 1m44 de profundidade – apenas quatro centímetros acima do limite para o bombeamento normal para abastecer a cidade.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Segundo o Saae, quando o nível baixa a menos de 1m40, a sucção da água na ETA (Estação de Tratamento de Água) passa a funcionar de forma deficitária.

Além da forte estiagem, o aumento do consumo médio de água nas residências também contribui com a situação preocupante.

Em agosto, por exemplo, o volume de água tratada pelo Saae subiu 12% na comparação com o mesmo período do ano passado – são quatro milhões de litros a mais.

Saae segue monitorando situação e não descarta medidas de contingenciamento (Paulo Bellini/ItapiraNews)

  • MEDIDAS DE CONTINGENCIAMENTO

O presidente do Saae, Lucas Pereira Gardinali, pede a conscientização da população para economizar água. Por enquanto, ainda não estão definidas possíveis medidas de contingenciamento.

Entretanto, a autarquia segue monitorando o nível do Ribeirão da Penha em diversos pontos para decidir sobre possíveis ações mais drásticas.

“Não há previsão de chuvas para os próximos dias e estamos monitorando o nível do rio em vários pontos desde sua nascente em Serra Negra, além da própria captação. Contamos com o apoio da população para economizar água diante dessa estiagem”, disse.

Em 2014 o município passou por situação de racionamento também por causa da forte estiagem que fez o nível do rio baixar a níveis críticos. “Evitar lavar o carro, reduzir o tempo do banho, escovar os dentes sem deixar a torneira aberta, enfim, são várias formas que podem ajudar a economizar água nesse momento”, orientou.