Autoridades participaram de entrega da unidade (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (13) a Escola Estadual ‘Professor Orlando Dini’, construída no Loteamento José Tonolli, mais precisamente na Rua Maria Rosa Formigari Ehmke.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Com capacidade para receber mais de 500 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, a nova escola possui área de quase três mil metros quadrados, com 10 salas de aula, além de laboratórios de informática, matemática, biologia, salas de leitura e recurso e quadra coberta.

A expectativa é que a nova unidade absorva principalmente os estudantes que atualmente precisam se deslocar até a Escola Estadual ‘Caetano Munhoz’, nos Prados. A nova unidade também é dotada de itens de acessibilidade.

Nova escola tem capacidade para mais de 500 alunos (Divulgação)

A cerimônia de inauguração foi marcada pela presença do secretário estadual de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva. Participaram também o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), o deputado estadual José Antônio Barros Munhoz (PSB), e a secretária municipal de Educação, Maria Elizabeth Brianti de Melo.

“A coisa mais transformadora é a educação. Portanto, pra mim o mais importante que podemos entregar é uma escola”, declarou Rossieli. Paganini também comemorou a entrega da obra. “Eu quero transmitir a minha alegria, a minha responsabilidade e satisfação. Nós temos aqui no bairro do Istor Luppi perto de oito mil habitantes e toda a infraestrutura que fizemos foi para melhoria desse bairro. Inclusive uma educação de qualidade porque educação é o futuro”, disse.

Deputado Barros Munhoz discursou durante evento (Divulgação)

Já Munhoz ressaltou a importância do trabalho e investimento na educação “É a segunda escola que entregamos aqui nesse mesmo bairro”, frisou. A nova escola terá como diretora Valéria Cristina Pereira Batista e como coordenadora Maísa Marconato. Vinte e oito professores compõem o corpo docente.

Por enquanto, as aulas presenciais seguem suspensas em razão da pandemia, por isso a expectativa é que a nova unidade comece a funcionar a partir do próximo ano.

  • HOMENAGEM 

A nova escola leva o nome de Orlando Dini, educador, político e esportista falecido em 2016. Filho dos imigrantes italianos Ferruccio Dini e Clélia Del Corso, Orlando Dini nasceu em Itapira em 21 de agosto de 1924 e atuou por vários anos como professor e diretor em diversas escolas de Itapira e da região.

Também participou ativamente da política no município e foi eleito vereador por quatro legislaturas. Foi eleito vice-prefeito e chegou a assumir o cargo de chefe do Executivo durante licença médica do titular. Foi presidente da Câmara Municipal e o redator da Lei Orgânica do Município.

Orlando Dini participou da formação de várias gerações (Arquivo)

Amante do futebol,participou como secretário e treinador na Sociedade Esportiva Itapirense. Na área social atuou no Clube XV de Novembro, na Sociedade Beneficente Operária, no Clube dos 200 e no Circolo Ítalo-Brasiliano di Itapira.

Até 2011, então com 86 anos, Orlando Dini continuava em atividade profissional como colaborador na Prefeitura de Itapira, atuando no Gabinete do Prefeito e na Divisão de Atos Oficiais, onde colaborou principalmente com seus conhecimentos de língua portuguesa. Faleceu em Itapira aos 92 anos em 28 de dezembro de 2016.