Grade curricular com novidades na volta às aulas da Rede Estadual (Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
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Uma nova matriz curricular é a novidade na volta às aulas para mais de 2 milhões de estudantes da rede estadual de ensino.

O ano letivo começa oficialmente dia 15, quinta-feira, e a grade foi modificada para beneficiar alunos das três séries do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental.

Entre as mudanças adotadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está a ampliação do tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa em 60%, passando de 10 para 16 aulas.

Matemática também recebeu ampliação de 70%, agora com 17 aulas no Ensino Médio. Em razão disso, duas disciplinas foram implementadas na grade: redação e leitura e educação financeira.

Para atender um pedido dos próprios estudantes, a pasta estadual aumentou em 50% a quantidade de aulas das matérias de física, geografia e história.

Já os encontros da disciplina Projeto de Vida – que orienta o aluno a definir interesses profissionais e pessoais – serão ampliados de quatro para seis aulas nesse ciclo de ensino.

Especificamente para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, a novidade fica por conta das aulas de aceleração para o vestibular, que visa preparar para as avaliações de seleção para o ensino superior.

“Estamos começando mais um ano letivo, cheio de materiais didáticos para receber nossos alunos com mais português e matemática e também um grande foco na aprovação para o vestibular, para preparar os alunos para o Provão Paulista e demais vestibulares”, explica a responsável pela Coordenadoria Pedagógica da secretaria, Bianka de Andrade Silva.

  • ITINERÁRIOS

Para o ano letivo de 2024, os estudantes do Ensino Médio serão ainda atendidos com a redução de 11 para três itinerários formativos: Exatas e Ciências da Natureza; de Linguagens e Ciências Humanas; e Ensino Técnico.

Os itinerários são baseados no Projeto de Cida dos estudantes e contam com aulas que ampliam o acesso aos conteúdos das áreas escolhidas.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes também terão mudanças na matriz curricular. Passam a integrar a grade de aulas as disciplinas de educação financeira e orientação de estudos, com foco em corrigir as defasagens educacionais desse grupo.

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