Em uma nova pesquisa autoral publicada em renomada revista científica, o biólogo Anderson Martelli, que atua como diretor da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira), traz informações que evidenciam os benefícios da arborização urbana para a saúde da população.
O estudo, divulgado recentemente na revista científica PhD Scientific Review, demonstrou que a presença de árvores nas cidades ajuda a reduzir o risco de diversas doenças e melhora a qualidade de vida dos moradores de áreas urbanas.
De acordo com Martelli, a urbanização acelerada vem transformando o ambiente natural e resultando em alterações climáticas como aumento da temperatura e redução da umidade do ar.
Esses fatores impactam diretamente a saúde dos residentes, mas a arborização pode amenizar esses efeitos, proporcionando benefícios tanto físicos quanto mentais.
A pesquisa também destaca a importância de incentivar a população a plantar árvores nas áreas urbanas. “Ainda há receio por parte da população em plantar árvores no passeio público em frente às suas casas. Por essa razão, as ações de educação ambiental são essenciais para mudar essa percepção e promover um aumento na vegetação da cidade”, comenta Martelli.
De acordo com ele, o estudo disponível aqui aponta que as áreas verdes ajudam a diminuir o estresse, reduzir a pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de melhorar outros indicadores fisiológicos.