Nova reclassificação saiu nesta sexta-feira (Reprodução)

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (22) uma nova atualização do Plano São Paulo.

Itapira e as cidades da região que respondem ao DRS-14 (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista regrediram da Fase Amarela para a Fase Laranja.

Nesta fase, podem funcionar todos os setores de comércio e serviços, exceto atendimento presencial em bares.

Em todos os estabelecimentos, a capacidade de ocupação é de 40%, com período de funcionamento máximo de oito horas por dia e atendimento presencial somente até 20h00. Parques estaduais, salões de beleza e academias podem abrir.

Além da regressão de fase, todas as cidades do Estado de São Paulo deverão adotar regras da Fase Vermelha, a mais rígida, durante a semana – das 20h00 às 6h00, e aos finais de semana e feriados.

Diferentemente das informações noticiadas pela manhã, de que as novas medidas valeriam já a partir deste sábado (23), o governador João Dória (PSDB) disse que as mudanças passam a valer na segunda-feira (25).

“É uma nova reclassificação válida a partir de segunda-feira, dia 25, e vale até o dia 7 de fevereiro, domingo”, disse o governador. De acordo com ele, as medidas são motivadas pela “segunda onda de coronavírus”.

A nova reclassificação será oficializada em decreto a ser publicado neste sábado (23). É a terceira reclassificação que o Governo do Estado faz em 14 dias.

“É um momento difícil, mas é nosso papel e responsabilidade garantir que o sistema de saúde continue atendendo e controlar a pandemia para termos o funcionamento dos estabelecimentos com segurança”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen.

  • PROTESTOS

Dória afirmou ainda que respeita as “opiniões contrárias” e que respeita os profissionais e empresários que atuam em todos os setores da economia, mas pediu compreensão com relação à atuação do governo no combate à pandemia.

“Compreendemos suas preocupações e ponderações, mas peço que compreendam também que sem vida não há economia. Precisamos, primeiro, cuidar das pessoas, para que estejam vivas e possam ir aos bares, restaurantes, parques e tantas outras áreas de lazer. Pela ciência e também no campo humanitário nós defendemos vidas”

As cirurgias eletivas também foram canceladas, bem como o início das aulas presenciais foi adiando. Mais 750 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão abertos na rede estadual.

O governador também pediu para que a população colabore com as medidas de segurança, reforçando o distanciamento social, utilizando máscaras e fazendo a devida higienização das mãos, bem como evitando aglomerações.

“Nos ajudem a conter a pandemia. Na virada do ano assistimos cenas dramáticas e surpreendentes, pessoas na praia em festas, em encontros, sem máscaras, se abraçando e multiplicando o vírus da Covid-19, e em todo o Brasil e cresceu assustadoramente o número de pessoas infectadas e o número de óbitos”, disse.

Publicidade - Anuncie aqui