O S.O.S. (Serviço de Obras Sociais) inaugurou oficialmente seu novo prédio nesta quinta-feira (31), ao lado da sede antiga, na Rua Allan Kardec, Vila Ilze.
A inauguração reuniu membros da diretoria, colaboradores, empresas parceiras, autoridades da cidade e assistidos pela entidade, que além de conhecerem o novo espaço, desfrutaram de um coffee break.
Com 60 anos de atuação, a entidade é uma das mais tradicionais do município. A reforma e ampliação foram viabilizadas por uma verba de R$ 150 mil destinada pelo deputado estadual José Antônio Barros Munhoz (PSDB).
As obras, iniciadas em maio, foram concluídas em 20 de outubro, quando o novo espaço passou a receber as atividades regulares do S.O.S., agora focado na proteção social básica e no atendimento de idosos dos bairros próximos.
“Agora temos uma instalação mais adequada e ampla para que possamos melhorar ainda mais o trabalho desempenhado pela S.O.S.”, afirmou Fernando Monteiro Amorim, presidente da instituição.
O novo prédio abriga recepção, amplas salas para oficinas de artesanato como crochê e pintura, e ambientes para atendimento individual e em grupo. A atuação do SOS inclui atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, com foco em estímulos cognitivos e orientação social. O atendimento também é estendido aos lares dos assistidos.
“Em média, atendemos cerca de 120 idosos, incluindo os que participam do serviço de convivência e os atendidos a domicílio”, explicou Juliane Marisa Franco Gerolin, coordenadora da entidade.
A secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil Marella, esteve presente na inauguração e destacou a importância da expansão.
“O SOS compreendeu o formato atual da assistência social e, com uma equipe capacitada, elevou a qualidade do serviço oferecido. Agora, com esse espaço renovado, poderá ampliar ainda mais seu alcance”, disse Regina.
Amorim reforçou ainda que, desde 2018, o S.O.S. expandiu sua atuação para o campo socioassistencial, o que aumentou significativamente o número de atendidos.
“Ao evoluir de uma obra de caridade para uma obra social, oferecendo oportunidades de melhoria de vida, vimos a demanda crescer, o que levou à necessidade de um espaço maior para acomodar o trabalho”, reforço o presidente.
Atualmente, o SOS conta com uma equipe de seis profissionais e 12 voluntários, incluindo assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e auxiliares administrativos.
“A inauguração é apenas o início; queremos que o S.O.S. amplie ainda mais seu alcance para atender a crescente população idosa de Itapira”, finalizou Amorim.