Começou na manhã desta segunda-feira (19), o curso gratuito de Corte e Costura oferecido pelo CVT (Centro de Valorização do Trabalho) de Itapira.
Foram disponibilizadas 24 vagas, divididas entre os períodos matutino e vespertino, com certificação de qualificação profissional ao término do programa.
Com uma carga horária total de 160 horas, as participantes aprenderão técnicas de montagem de peças de vestuário, abrangendo modelagem, riscos, corte, costura e acabamento.
Adicionalmente, está programada uma palestra de encerramento sobre empreendedorismo, com o intuito de estimular a visão empreendedora das alunas. “A ideia é todas saiam daqui com um olhar diferente, que pensem em ir além, pensem no próprio negócio”, destaca a responsável pelo CVT, Magda Letícia de Oliveira Jamarino.
A instrutora do curso é Ariana da Silva, enquanto a palestra de encerramento será ministrada por Erica Helena de Castro Domingues Palmieri, diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e coordenadora do Banco do Povo Paulista em Itapira.
Magda também adianta que a intenção é ampliar a oferta de cursos pelo CVT, incluindo novas turmas de corte e costura ao longo do ano, além de expandir a variedade de cursos oferecidos pelo órgão.
Ela explica que a mudança da sede do CVT para o Campus I do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) em janeiro de 2023 exigiu um período de readaptação e ajustes nas salas, levando a uma redução temporária na oferta de cursos.
“Paramos os cursos durante a pandemia e, posteriormente, com a mudança de local, foi necessário realizar algumas adaptações nas salas para reiniciar as atividades. No entanto, agora já estamos até mesmo em negociação com o Senai”, complementa Magda.
Para os interessados que não conseguiram vaga no curso, está prevista a abertura de uma nova turma após a conclusão desta, marcada para o dia 15 de abril.