A frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que atende em Itapira continuará desfalcada por mais algum tempo.
Desde o primeiro semestre uma das ambulâncias está parada em razão de problemas mecânicos e a coordenação regional do órgão já informou que o veículo não será consertado.
Em substituição, a Secretaria Municipal de Saúde emprestou uma ambulância da chamada ‘linha branca’ que vem sendo utilizada de maneira adaptada pelos profissionais do Samu enquanto é esperado o envio de novas viaturas pelo Governo Federal.
Porém, ainda de acordo com a coordenação regional do Samu, isso não deve acontecer neste ano, mas sim dentro do primeiro trimestre de 2025. Porém, ainda assim não é uma certeza.
“O Ministério da Saúde iniciou a entrega de ambulâncias, sendo que em novembro houve a entrega de um lote para o Estado de São Paulo e, no primeiro trimestre de 2025 haverá a entrega de um segundo lote, que possivelmente contemplará o município de Itapira”, coordenador geral do Samu Regional Baixa Mogiana, Luís Henrique Machado.
Em agosto, diante de vários problemas nas ambulâncias do Samu que atendem o município, o Itapira News questionou o coordenador sobre a situação e a informação era de que as novas ambulâncias deveriam chegar após as eleições, que não ocorreu.
Ele também afirmou ao portal que a ambulância que está quebrada – a Bravo 03, de Suporte Básico de Vida, fabricada em 2018, não será consertada em razão do alto custo dos reparos.
O orçamento a manutenção no motor do veículo seria de aproximadamente R$ 120 mil. Outro argumento é sobre a ‘idade do veículo’, que tem seis anos de operação. “Diante do alto valor e da idade do veículo, a conclusão que se chegou foi de que não vale a pena realizar a manutenção”, disse Machado, na época.
- MANUTENÇÃO
A responsabilidade pela manutenção das ambulâncias do Samu que atuam em Itapira é da Prefeitura em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, responsável pela gestão do Samu na Baixa Mogiana.
O Ministério da Saúde informou que repassa ao município, anualmente, o valor de R$ 1.094.184 a título de “incentivo de custeio para a garantia de pleno funcionamento dessas unidades, sendo de responsabilidade da gestão local garantir a manutenção dos veículos e assistência qualificada à população”.