Em funcionamento desde o ddia 19 de fevereiro, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) II ‘Onofre Batista’ foi oficialmente entregue na manhã desta segunda-feira (8) em Itapira.
O serviço instalado na Rua Afonso Pena, 139, na Vila Ilze, está sob a coordenação da equipe da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) desde que o Instituto Bairral, antigo parceiro do órgão, optou por descontinuar o convênio com a Prefeitura.
A cerimônia reuniu autoridades políticas como o prefeito Toninho Bellini (PSD) e o vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB), além da diretora da Apae e nova coordenadora do Caps II, Lucinéia Baldessini, o vice-presidente da entidade, Cristiano Guzelotto, e o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira.
Os discursos foram abertos pela psicóloga Príncia Lanzoni, interlocutora da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) de Itapira, que destacou a importância do atendimento do Caps às pessoas com transtornos mentais.
“Hoje podemos, com o apoio da Apae, oferecer o melhor tratamento muldisciplinar, não somente o tratamento médico psiquiátrico, mas também com terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, enfermeiro, enfim, toda a equipe para atender com muito amor e atenção todos aqueles que precisam desse serviço”, disse.
Bellini lembrou que os atendimentos do Caps II eram realizados em parceria com o Instituto Bairral, mas a parceria terminou após manifestação do hospital psiquiátrico.
“Teve algum problema de prestação de contas da gestão passada e o Bairral acabou optando por não dar continuidade (na parceria). Mas temos cerca de 280 pacientes que necessitam desse trabalho”, disse.
- ATENDIMENTO
Principal serviço substituto aos muros dos hospitais psiquiátricos no Brasil e
normatizado de acordo com a Lei da Reforma Psiquiátrica, os Caps (Centros de Atenção Psicossociais) têm como tem como objetivo tratar pessoas com intenso sofrimento psíquico, acometidas por doenças psiquiátricas graves e persistentes e não
relacionadas ao uso de drogas, cujos casos são atendidos pelo Caps AD (Álcool e Drogas).
O atendimento do Caps é feito de forma extra-hospitalar, estimulando a autonomia e reinserção social do paciente. A equipe multidisciplinar especializada em Saúde Mental é composta por Médico Psiquiatra, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Técnico de Enfermagem, Técnico Administrativo, Técnico Educacional e Artesão.
O serviço funciona de portas-abertas de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00, ou seja, toda pessoa que procurar atendimento será acolhido. Em casos em que a avaliação aponte para perfil diferente da complexidade, o usuário será direcionado ao serviço que contempla suas necessidades. O telefone para contato é (19) 3813-0112.