Luan Rosrtirolla já comanda a Câmara Municipal de Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O novo presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Luan Rostirolla (PRB), foi empossado automaticamente no dia 1º de janeiro de 2019 após a eleição que o alçou ao comando da Mesa Diretora do Legislativo local.

Já na quarta-feira (2), primeiro dia útil do ano, o parlamentar se reuniu com servidores e colaboradores da Câmara para expor suas expectativas em relação ao trabalho e orientar sobre as novas diretrizes a serem seguidas e observadas.

A principal dela, segundo Rostirolla, é criar mecanismos que aproximem a população itapirense dos trabalhos legislativos. Para ele, também se faz absolutamente necessário tornar o trabalho da Câmara mais ágil e transparente, de forma a permitir que a população compreenda com mais clareza qual a função dos vereadores.

“Precisamos sintonizar os trabalhos legislativos com a velocidade do mundo hoje e aproximar a população da Câmara, porque ainda se confunde muito o trabalho dos vereadores com o do Poder Executivo”, avaliou o novo presidente. Ao Itapira News, por telefone, o vereador disse que ainda está analisando as estratégias para atingir esses objetivos.

“Estamos conversando com os demais vereadores e funcionários para tentar criar iniciativas que gerem essa aproximação da população com a Casa e seus trabalhos. A ideia é levar a população para a Câmara não somente nas sessões, mas no dia-a-dia. Talvez, criar um espaço para pesquisas, um tipo de biblioteca legislativa”, comentou.

Para Rostirolla, a intenção de esclarecer a população acerca do trabalho dos vereadores, suas competências e limitações, é extremamente necessária em tempos de tanta desinformação nas redes sociais. “É fundamental fazer este trabalho, muita coisa que falam nas redes sociais não tem cabimento”, definiu.

O novo presidente da Câmara também citou que pretende retomar a cartilha do Legislativo como forma de ajudar neste processo. A iniciativa foi criada em 2010, durante a gestão do então presidente Paulo Andrade (PSDB). “Pretendemos retomar a distribuição das cartilhas nas escolas, foi um instrumento que funcionou muito bem para explicar didaticamente o funcionamento do Legislativo, o que o vereador pode ou não fazer. A ideia é também reforçar essa divulgação com uma versão digital do material”, finalizou.

  • MESA DIRETORA

Além de Luan Rostirolla, tomaram posse na Mesa Diretora da Câmara Municipal a vice-presidente, vereadora Professora Marisol (PSD), e os vereadores Carlos Alberto Sartori (PSDB) e Antônio Marangoni Neto (PP), 1º e 2º secretários, respectivamente.

Ainda não foi definido quem será o líder do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) na Casa, neste ano. Por enquanto, a Câmara segue em recesso parlamentar. A primeira sessão ordinária de 2019 está marcada para ocorrer no dia 5 de fevereiro. Neste dia, também sertão eleitas as comissões permanentes para 2019.