Equipamento digital mostra tempo ao motorista
Publicidade - Anuncie aqui também!
Novo semáforo está em operação
Novo semáforo está em operação
Publicidade - Anuncie aqui

O semáforo instalado no cruzamento da Avenida dos Italianos com a Rua Embaixador Pedro de Toledo entrou em operação na tarde desta terça-feira (29). O equipamento foi ligado por volta das 16h00, depois que a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) liberou o fornecimento de energia ao padrão instalado pela Prefeitura.

O procedimento era aguardado desde a semana passada, quando o novo semáforo foi colocado no movimentado cruzamento. A Avenida dos Italianos é a principal via de ligação entre a região dos Prados e da Rodoviária e adjacências. Já a Embaixador serve como principal rota para quem se desloca entre o Cubatão e o Centro da cidade.

Equipamento digital mostra tempo ao motorista
Equipamento digital mostra tempo ao motorista

O semáforo instalado no local é o terceiro com tecnologia digital em operação no município. O equipamento é dotado de cronômetro que exibe o tempo de abertura ou fechamento do sinal que funciona em duas fases. A luz vermelha possui ciclo de 18 segundos, e a verde, de 16. Três segundos são destinados ao tempo de segurança conhecido por “vermelho total”.

Durante os primeiros momentos de funcionamento do semáforo, Ribeiro e o representante do Departamento de Trânsito, Rafael Batista, permaneceram no local para avaliar a necessidade de eventuais ajustes, especialmente com relação à sinalização e à regulagem do tempo do sinal. Guardas civis municipais também foram direcionados ao ponto para alertar e orientar os motoristas sobre a nova restrição de conversão.

PROIBIÇÃO

Guardas civis municipais orientaram motoristas sobre nova regra
Guardas civis municipais orientaram motoristas sobre nova regra

Com o funcionamento do semáforo, outra regra passa vigorar no cruzamento: não é mais permitido fazer nenhuma conversão à esquerda. Por exemplo: o motorista que segue pela Avenida dos Italianos com sentido aos Prados, não pode virar à esquerda na Embaixador Pedro de Toledo, com sentido ao Cubatão. O mesmo acontece pra quem segue pela Embaixador, com sentido ao centro, que só pode seguir em frente ou entrar à direita, não sendo mais permitida a conversão sentido Prados.

A estratégia, segundo o secretário municipal de Defesa Social, Clayton Ribeiro, é evitar o chamado “confronto” de veículos no cruzamento. “Com essas mudanças, evitamos que ocorra o cruzamento de veículos, reduzindo as chances de acidentes”, explicou. A proibição de conversão à esquerda também permite que o semáforo opere em duas fases. Do contrário, seria necessária a operação em quatro fases, o que criaria um tempo de espera maior pela abertura do sinal e, consequentemente, não resolveria o problema do congestionamento no cruzamento em horários de pico.