Rodrigo Souza apresenta novo trabalho autoral em Itapira (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

O primeiro single do novo álbum de trabalho do músico de blues e rock, o itapirense Rodrigo Souza, foi lançado no último dia 29 de fevereiro.

A canção ‘Liberdade Sonhada’ já está disponível em todas as plataformas de streaming, no site do artista e também no YouTube por meio de um Lyric Video.

O álbum contará de forma musicada a história do delegado abolicionista itapirense Joaquim Firmino, morto em 1888 por se negar a caçar escravizados fugitivos.

A composição foi feita em parceria com o historiador e também guitarrista Adriano de Oliveira Barros. A letra fala sobre a liberdade tomada dos escravizados que viviam em Itapira no século XIX.

“O objetivo do álbum iniciado com esse single será contar não apenas o fato do assassinato de Joaquim Firmino, mas também diversas situações que estão ao entorno dessa história, se tornando um material rico sobre a cultura local, mas que se repetia em muitos lugares do Brasil. Abordando a escravidão e seus desdobramentos de uma forma que sirvam para nosso momento atual”, analisa Rodrigo Souza.

A música traz guitarras que lembram o blues e o rock e se fundem em uma canção mais moderna que os tradicionais cantos de trabalho do século XIX. Porém, possui elementos que fazem referência à época, como linhas melódicas e uma batida ritmada como os tambores das rodas de dança.

“Escrevi essa canção como forma de tentar representar o sentimento do negro escravizado no Brasil e sua relação com a música e a fé. Vitimados por um desumano e violento sistema escravista, eram raros os momentos que os escravizados tinham para se reconectar com sua ancestralidade e sua cultura. Uma forma de se fazer isso era o Jongo, uma dança que chegou ao Brasil através de africanos de origem bantu, vindos do Congo e de Angola, e que eram responsáveis pelos trabalhos nas lavouras de café e cana-de-açúcar”, explica Barros.

Além de Souza e Barros, a produção ainda conta com a participação de Bianca Reis, que ficou responsáveis pelos backing vocals. A produção musical é de Souza. A gravação foi realizada no próprio instituto de música do itapirense.

  • HISTÓRIA

Rodrigo Souza é músico, produtor musical e guitarrista há 20 anos. Como artista lançou em 2019 o primeiro EP, ‘Down The River’, mundialmente pelo Spotfy e outras plataformas de streaming.

Ele tem participado frequentemente de festivais de música recebendo elogios de críticas e público. O single ‘My Dream’, produzido e gravado no estúdio em Itapira, está há meses como uma das músicas Top 5 mais acessadas do estilo blues no site Placo MP3, a maior plataforma de música independente do Brasil.

O novo single de Rodrigo Souza pode ser ouvido no site do músico, no Spotfy e no YouTube.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui