O governador João Doria durante entrevista coletiva (Divulgação/Governo do Estsado de São Paulo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (27) novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus.

Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir da próxima sexta (31).

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Também houve alteração nos critérios necessários para que uma região mude da fase laranja para a amarela – anteriormente, era necessário que o local tivesse uma taxa máxima de ocupação de leitos de UTI de 70%, agora o percentual pode ser de até 75%.

Assim, Itapira – que desde o início da flexibilização integra, junto de outras cidades da região, a fase laranja do Plano São Paulo, poderá avançar já na próxima sexta-feira para a fase amarela.

Se isso acontecer, comércios como bares, restaurantes e salões de beleza poderão reabrir suas portas, com diversas medidas de contingenciamento, para atendimento ao público.

“O Plano São Paulo é eficiente exatamente por ser uma ferramenta dinâmica, e não estática, de enfrentamento a pandemia. E por isso é reconhecido pelos mais renomados e respeitados cientistas”, disse o governador.

O Plano São Paulo é uma estratégia para retomada econômica durante a pandemia do novo coronavírus e é dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição, com fechamento de atividades não essenciais (Vermelho), a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul).

O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões (com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões) e cada uma delas é classificada em uma fase. Itapira faz parte da DRS (Direção Regional de Saúde) de São João da Boa Vista, onde também estão cidades como Mogi Mirim e Mogi Guaçu.