Atualmente em um ritmo mais desacelerado, as obras de reforma e revitalização do Mercado Municipal de Itapira completam um ano nesta quarta-feira (13).
O secretário municipal de Obras e Planejamento, Antonio Carlos Andrigo Ferreira, garantiu à reportagem do Itapira News que o trabalho no imóvel localizado na área central da cidade não está paralisado.
“Está sim em uma velocidade abaixo do ideal, mas não está parada”, confirmou. A justificativa para o estágio de certa morosidade, segundo salientou o próprio secretário, remete para uma dificuldade enfrentada pela empresa responsável por dar andamento ao projeto, a JEA Construtora e Incorporadora.
“A construtora teve alguns problemas, mas deve retomar o ritmo normal até o final do mês”, disse Ferreira, que segue em contato recorrente com os representantes da construtora, contratada pela administração municipal via licitação pelo valor de R$ 6,1 milhões.
O secretário de Obras e Planejamento reafirmou que a Prefeitura mantém em dia todos os repasses financeiros à JEA. “Não devemos um centavo”, reiterou. Ele lembrou que a desaceleração significará novo atraso para entrega do serviço de pelo menos mais um mês e meio.
Anteriormente, a expectativa divulgada pela Prefeitura era concluir tudo em meados de maio, o que não deverá acontecer. “Se tudo correr bem e o ritmo for retomado neste mês, deveremos terminar essa obra até junho”, considerou.
As intervenções no prédio localizado na esquina das ruas Bento da Rocha e Campos Salles, na área central da cidade, foram iniciadas em 13 de março de 2023, com um ano para serem concluídas.
O cronograma pendente demanda ainda serviços no estacionamento subterrâneo, instalação do elevador, pintura, conclusão do mezanino e da estrutura metálica da cobertura externa, entre outros acabamentos.
A reportagem visitou o Mercadão na terça-feira (12) e constatou o andamento dos trabalhos, com funcionários empenhados em várias frentes. O Itapira News tentou manter contato com representantes da JEA, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O espaço para manifestações continua aberto.
- PROJETO
O piso principal do Mercado Municipal abrigará sete boxes e dois quiosques na área de circulação, além de mezanino e sanitários. O pavimento inferior também apresentará mudanças. Já a área externa ganhará um espaço coberto e estacionamento no subsolo com capacidade para 31 veículos.