As primeiras intervenções no interior do Mercado Municipal de Itapira foram iniciadas pela JEA Construtora e Incorporadora Ltda.
A vencedora do processo licitatório aberto pela Prefeitura para reforma e revitalização do prédio localizado na esquina das ruas Bento da Rocha e Campos Salles, na área central da cidade, concentra os primeiros esforços na demolição de estruturas internas do piso principal.
A reportagem do Itapira News esteve no imóvel no início da tarde de segunda-feira (13) para conferir os trabalhos. As antigas bancadas centrais em concreto, que serviam para exposição dos hortifrutigranjeiros e outros produtos, já foram demolidas. O mesmo vem ocorrendo com os boxes que acomodavam estabelecimentos comerciais dos mais variados gêneros.
Nesta semana o cronograma de obras terá sequência ainda com a instalação de tapumes, para garantir a segurança dos pedestres que transitam pelas calçadas da área externa do prédio e também para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso ao Mercadão. Pelo menos oito colaboradores da construtora devem ser designados para a continuidade das intervenções iniciais.
As obras de reforma e revitalização do Mercado Municipal são executadas pela JEA, sediada na capital paulista. Com o valor global de R$ 6.119.294,69, a empresa apresentou a melhor proposta financeira no processo licitatório aberto pela Prefeitura para execução do projeto.
O prédio receberá intervenções em todos os níveis. No piso principal serão disponibilizados sete boxes e dois quiosques na área de circulação, além de mezanino e sanitários. O pavimento inferior também sofrerá mudanças.
A área externa terá a construção de um espaço coberto e um estacionamento no subsolo com capacidade para 31 veículos. Serão instalados ainda um reservatório e um elevador. O trabalho está previsto para ser concluído em um ano.
- SUPRESSÃO
Do lado de fora, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos trabalha na supressão de árvores ao entorno do imóvel e área do antigo estacionamento. O procedimento foi autorizado pela Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente).
Segundo informado pela Assessoria de Comunicação da administração municipal, ‘estão sendo suprimidas duas árvores para realização da obra: uma sibipiruna e um alfeneiro. Uma terceira (calicarpa) passará por poda. Mas se houver necessidade em razão da obra também será suprimida’.
De acordo com a nota enviada à redação pela Prefeitura, conforme determina o Código de Arborização Urbana, haverá compensação ambiental com plantio de novas árvores ao entorno do prédio após a conclusão do projeto.