O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) criticou o silêncio do prefeito Toninho Bellini (PSD) sobre a doação de uma área de propriedade do município para a construção da nova sede da Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) ‘Ogari de Castro Pacheco’.
No coquetel que celebrou o aniversário de 10 anos de instalação da unidade em Itapira, na noite de sábado (29), no Clube da Saudade, em discurso o parlamentar informou que há um ano aguarda pela resposta do chefe do Executivo para um ofício datado de 7 de julho de 2023.
“Lamentavelmente já oficiei o prefeito de Itapira pedindo uma área e garantindo a construção de uma nova Fatec. E o prefeito não me respondeu até hoje. O que eu acho inacreditável”, desabafou Munhoz, se dirigindo ao vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB), que representou Bellini no evento e acabou ficando na ‘saia-justa’.
Antes do deputado, Fonseca havia explanado que “se hoje o grande objetivo da Fatec Itapira é a construção de uma nova sede, então vamos em busca dessa nova sede. A Prefeitura vai atrás de uma área, nós vamos doar. Vamos aproveitar que o deputado está aqui hoje e pedir o apoio dele para a construir essa sede e vamos atrás desse objetivo”.
A reportagem do Itapira News teve acesso ao ofício elaborado por Munhoz e encaminhado ao prefeito, datado de 7 de julho do ano passado. O documento explica que a Fatec atualmente ocupa um imóvel cedido pela Prefeitura e que as acomodações ficaram obsoletas.
‘Diante dessa situação, dirijo-me à Vossa Excelência para solicitar a disponibilização de área com aproximadamente 4,5 mil metros quadrados para a construção de um novo prédio para melhor acomodar a Fatec Ogari de Castro Pacheco’, pontua trecho do ofício.
Munhoz inclusive sugere no ofício uma área capaz de abrigar a nova estrutura. ‘Embora tenhamos tomado conhecimento da intenção de Vossa Excelência ceder parte dela para o Corpo de Bombeiros, uma excelente área para abrigar a construção da nova Fatec seria a de cerca de 7 mil metros quadrados pertencente ao município, localizada na esquina das ruas Paulo Lacerda Quartim Barbosa e Antonio Pelizer, no Parque Santa Bárbara’, reforça.
O deputado destaca ainda que ‘com a disponibilização da área pela Prefeitura, assumo o compromisso de obter junto ao Governo do Estado a edificação dessa importante obra para Itapira’.
A reportagem também falou com Barros Munhoz ao final do coquetel. “Enviei um ofício ao prefeito já faz um ano e o prefeito nem respondeu”, disse. “E eu assumi o compromisso de levantar junto ao Estado os recursos necessários para a construção desse prédio. Mas até hoje eu não recebi resposta”, desabafou.
O parlamentar reafirmou que “o ano que vem, se Deus quiser, nós teremos uma área apropriada e nós faremos um novo prédio para a Fatec. É um crime, com tanta área que a Prefeitura tem, não fazer uma doação para uma entidade como a Fatec, que é extremamente importante para a vida de Itapira. Lamentavelmente é o que está acontecendo, mas nós vamos virar esse jogo”.
Na manhã desta terça-feira (2), o deputado protocolou um novo ofício endereçado ao prefeito Toninho Bellini, no qual cobra uma resposta do Executivo para a demanda.
‘Diante do não retorno de resposta ao meu expediente de julho de 2023, o reitero, mantendo-me à disposição, no aguardo da manifestação de Vossa Excelência. Reafirmo também que, com a disponibilização da área pela municipalidade, assumo o compromisso de obter junto ao Governo do Estado, a edificação dessa importante obra para Itapira’, explica o documento.
- OUTRO LADO
Contatado pela reportagem do Itapira News, o vice-prefeito Mário da Fonseca deu esclarecimentos sobre o assunto. “O deputado é que está pedindo a área. É louvável a iniciativa dele, mas acho que quem deveria pedir, quem tem legitimidade para esse pedido, seria a própria Fatec, e não o deputado”, sugeriu.
Ele confirmou que a solicitação de Barros Munhoz chegou à Prefeitura em julho de 2023, mas parte da área indicada no ofício já foi cedida ao Corpo de Bombeiros, inclusive por força de lei. “Com a cessão de parte dessa área disponível ao Corpo de Bombeiros, a área remanescente ficou menor que o pedido pela Fatec”, constatou.
Fonseca salientou que a Prefeitura agora está empenhada em buscar um novo local para posterior doação à faculdade. “O município está localizando e buscando uma outra área, também em um ponto bom, para fazer essa cessão. O município vai sim colaborar na cessão dessa área, para que a gente tenha um novo prédio da Fatec em Itapira”, concluiu.