
Um ônibus circular da Expresso Fênix foi alvejado por um tiro na noite da última quinta-feira (22) em Itapira, durante possível tentativa de assalto. Somente nos últimos 10 dias, três ônibus da empresa foram assaltados. Dois dos assaltos, mais o caso do disparo, aconteceram na região dos bairros Istor Luppi e José Tonolli.
Outro foi na Avenida Brasil, já nos Prados. Por sorte, não havia nenhum passageiro dentro do coletivo alvejado. O motorista também não se feriu. O caso aconteceu por volta das 22h00, quando o circular cumpria o último itinerário da linha Prados/Recreativa.
A suspeita é que o tiro tenha sido disparado por alguém que tinha a intenção de que o motorista parasse o veículo, para que então novo roubo fosse praticado. O disparo perfurou o vidro traseiro do ônibus e atingiu uma barra de plástico dentro do coletivo. Assustado, o motorista apagou as luzes do ônibus e seguiu viagem com destino à garagem da empresa. Os estilhaços do vidro e da peça plástica ficaram pelo chão do veículo, bem como o projétil.
As autoridades de Segurança Pública foram comunicadas. A informação apurada junto à Fênix na manhã desta sexta-feira (23) foi de que o veículo passaria por perícia técnica. Guardas civis municipais estiveram na garagem e vistoriaram o veículo, assim como o diretor da DTP (Divisão de Transportes Públicos), Marcelo de Moura e o secretário municipal de Defesa Social, Carlos Jamarino. Antes mesmo deste novo episódio, com base nos assaltos ocorridos nas últimas semanas, os comandos da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar) iniciaram um planejamento conjunto para definir estratégias que possam não só inibir as ações, mas também chegar aos autores dos crimes.
O comandante da GCM, César Martucci, informou que o patrulhamento no bairro já havia sido reforçado, e que agora novas unidades serão direcionadas à região – especialmente no itinerário dos coletivos. O comandante da PM, capitão Marcos Sanches, também informou que o trabalho de patrulhamento preventivo e ostensivo no bairro está recebendo reforços e que outras estratégias estão em curso. A Expresso Fênix também já adotou medidas para aumentar a segurança nos ônibus – como a instalação de câmeras de videomonitoramento dentro dos veículos. Foi o que possibilitou o flagrante da ação ocorrida na última quarta-feira (21), quando o terceiro assalto do mês foi praticado contra um ônibus da viação. Com medo, motoristas das linhas afetadas estão alterando o itinerário noturno e evitando locais mais isolados. A reportagem solicitou um posicionamento da empresa e aguarda resposta.
CASOS

Em todos os três roubos, somente uma pessoa foi responsável pela ação, que utilizou facas de diferentes portes para ameaçar os motoristas. Em pelo menos dois deles, o autor foi o mesmo homem, segundo relatos das vítimas. As características do indivíduo apontam para um homem de aproximadamente 1.70 metro, magro, moreno claro e com tatuagem na região de um dos pulsos. Em um dos registros, há também a informação sobre tatuagem ou mancha no rosto, abaixo de um dos olhos.
O primeiro roubo foi na noite do dia 13, na Avenida Brasil, quando um indivíduo deu sinal para que o circular parasse e, ao entrar, rendeu o motorista e anunciou o assalto. O segundo roubo, com o mesmo modus operandi, foi na noite do dia 20, na Rua José Rocha Clemente, no Istor Luppi. Nestes dois casos o motorista reconheceu o assaltante como sendo a mesma pessoa.
O terceiro assalto foi no dia seguinte, 21, na Rua Benedito Antônio de Lima, entre o Luppi e o Tonolli. Neste caso, o ladrão entrou quando o ônibus parou para uma passageira desembarcar. Durante a ação, ele chegou a ferir levemente o pescoço do motorista com um facão. Em todos os casos, o ladrão utilizou capuz. Apesar da suspeita de que uma única pessoa seja responsável pelos três crimes, as autoridades não descartam a participação de outras pessoas nas ações. Todos os casos foram registrados na Delegacia de Polícia e estão sob investigação.