Calor deve predominar nos próximos dias em Itapira (Arquivo/ItapiraNews/Agência Soluciona)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A sensação de calor intenso e severo deve persistir no estado de São Paulo ao menos até o próximo domingo (11), segundo dados divulgados pela Defesa Civil estadual.

O pico deve ser entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9), com possibilidades de pancadas de chuva forte e granizo em pontos isolados.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

A umidade relativa do ar poderá atingir níveis ainda mais críticos. Na região, a sensação térmica pode checar à casa dos 45°C.

A onda de calor com temperaturas até 5% acima da média fez o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir um aviso de risco à saúde, incluindo perigo de morte, para os próximos cinco dias.

De acordo com o órgão, há risco de morte por hipertemia – elevação da temperatura do corpo que ocorre quando o organismo produz ou absorve mais calor do que consegue dissipar.

  • Bloqueio atmosférico

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o calor persistente que ocorre em grande parte do país é causado por um bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil.

Os ventos subsidentes, que são os movimentos de cima para baixo, em níveis médios até a superfície provocam tempo quente com máximas acima dos 40°C e baixa umidade, com valores inferiores a 15%, principalmente do centro para o norte do estado de São Paulo.

Publicidade - Anuncie aqui