Diretor da Expresso Fênix, Victor Hugo Chedid confirmou investimentos (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A Expresso Fênix, empresa que venceu a licitação para operar o transporte coletivo em Itapira durante os próximos 15 anos, anunciou investimento superior a R$ 757 mil em dispositivos tecnológicos que serão instalados nos ônibus circulares que compõem sua frota na cidade. Na prática, os usuários dos coletivos terão conexão wi-fi e os ônibus serão monitorados por um sistema de GPS (Global Positioning System) que será responsável por indicar a posição exata do veículo no município e o tempo médio estimado entre os pontos de partida e chegada.

Com isso, a empresa pretende lançar um aplicativo que fornecerá à população as informações em tempo real de horários e previsões de chegada dos ônibus. Além disso, a Fênix também trabalha na implantação de biometria facial para evitar fraudes no sistema de bilhetagem eletrônica. Além disso, a empresa já começou a instalar um sistema de monitoramento por câmeras internas e externas, dispositivo considerado “essencial para a segurança de funcionários e de passageiros”. Os investimentos contemplam todos os veículos responsáveis por cumprir os itinerários em todos os bairros itapirenses.

De acordo com a concessionária, o objetivo é “aprimorar a segurança e o conforto, bem como garantir a confiabilidade dos usuários no sistema de transporte coletivo de passageiros de Itapira”. Recentemente, coletivos da Fênix foram alvos de três assaltos e uma tentativa de roubo na qual o ônibus foi atingido por um tiro. A empresa não informou em quanto tempo todos os veículos da frota estarão com as tecnologias anunciadas, mas afirmou que os dispositivos serão instalados nos 13 circulares que operam em Itapira – sendo 11 ônibus e dois micro-ônibus.

“Desta forma, os usuários do sistema de transporte coletivo estarão usufruindo o que existe de mais moderno em sistema operacional, similar ao adotado nos grandes centros urbanos”, destacou o diretor da empresa, Victor Hugo Chedid. De acordo com ele, o sistema de biometria facial fará o reconhecimento dos passageiros com o objetivo de evitar fraudes ao sistema de bilhetagem eletrônica – que já está em operação. “Com fundamento na aplicação deste sistema, a expectativa é de que as fraudes diminuam consideravelmente, na mesma proporção dos prejuízos atualmente provocados por aqueles que não deveriam se utilizar de bilhetes eletrônicos específicos, como os destinados a idosos”, completou.

De acordo com Chedid, essa tecnologia pode registrar até 100 imagens faciais em poucos segundos. Os investimentos já estão sendo realizados e, nas próximas semanas, estarão disponíveis para a população. “O sistema de biometria facial fará o registro do usuário e sua identificação ao embarcar nos ônibus. Caso haja alguma inconsistência, a empresa fará a análise e, havendo irregularidade, o bilhete eletrônico poderá ser bloqueado e o usuário será comunicado”, complementou. O usuário do transporte coletivo de Itapira tem à sua disposição três pontos de venda e de recarga do bilhete eletrônico, localizados na Banca do Trinca (Praça Bernardino de Campos, no Centro), Loja Magazine Popular, na Avenida Brasil, nos Prados, e na própria Estação Rodoviária.           

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui