Trabalho na cidade começou pelas mãos dos investigadores do SIG (ItapiraNews/Direitos reservados/Reprodução não autorizada)
publicidade - anuncie aqui

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) uma operação contra a violência nas escolas que inclui buscas, quebras de sigilos e 10 mandados de internação provisória, dos quais um foi cumprido em Itapira.

O trabalho batizado de ‘Escola Segura’ acontece simultaneamente em cinco estados brasileiros – Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro. A operação é comandada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Os menores são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

Segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), as ordens judiciais partiram da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau (SC) – cidade na qual ocorreu o massacre em uma creche que deixou quatro crianças mortas e cinco feridas.

Em Itapira, o adolescente detido já era investigado pelo SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Delegacia de Polícia, tendo inclusive seu celular apreendido para ser periciado após um trabalho coordenado pelos investigadores locais no dia 11 de abril.

Mandado foi cumprido por equipe do Deic em Itapira (ItapiraNews/Direitos reservados/Reprodução não autorizada)

Na ocasião, uma adolescente ouvida disse que a troca de mensagens com supostas ameaças não passava de “brincadeiras”, mas que não sabia informar sobre a real intenção dos demais envolvidos. Nenhum detalhe adicional foi divulgado sobre a operação de hoje.

O mandado em Itapira foi cumprido por equipes da Divisão de Crimes Cibernéticos, órgão vinculado ao Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e o menor já foi transferido para a Fundação Casa e as investigações prosseguem.

  • OUTROS

Além de Itapira, no Estado de São Paulo a operação também teve mandados expedidos em São José dos Campos, Salto e na capital. Além disso, a ação também teve desdobramentos em Blumenau (SC), Curitiba e Guaíra (PR), Recife (PE) e Barra Mansa, Duque de Caxias e São Gonçalo (RJ).

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui