Desde o início da Operação Frente Fria, no sábado (10), Itapira registrou temperaturas recordes, com a mínima chegando a 3,4ºC na madrugada desta quarta-feira (14).
Em quatro dias de ação, 27 pessoas buscaram refúgio no abrigo emergencial montado pela equipe.
Além disso, cerca de 40 cobertores e diversas peças de roupas de frio, como casacos, moletons, meias e toucas de lã, foram distribuídas àqueles que, mesmo alertados, preferiram permanecer nas ruas.
“Essas roupas de frio são fornecidas graças à parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que realiza campanhas de arrecadação antes do inverno”, explicou a secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil Marella.
A Operação Frente Fria tem como objetivo proporcionar abrigo, banho, alimentação e um lugar seguro para dormir às pessoas em situação de rua. O acolhimento emergencial acontece no Centro Pop, localizado na região da Vila Boa Esperança.
Durante todos os dias de operação, a equipe de abordagem social percorreu a cidade, concentrando-se especialmente nos locais já mapeados com maior número de pessoas em situação de rua, para alertá-las sobre os perigos de ficar ao relento durante as noites de frio extremo.
“Infelizmente, muitos recusam o acolhimento, alegando que aparecerão mais tarde no abrigo, mas acabam não indo. Nesses casos, distribuímos cobertores para que possam se proteger”, relatou Regina. A equipe estima que foram abordadas entre 35 a 40 pessoas por noite.
A operação continua nesta quarta-feira (14), mas ainda é incerto se será estendida para os próximos dias, uma vez que a previsão indica uma elevação nas temperaturas. “Vamos monitorar as condições climáticas e, se necessário, prolongaremos a operação”, afirmou Regina.
O Centro Pop funciona na Rua Dorothea de Freitas, 33. A população pode colaborar informando a localização de pessoas em situação de rua que necessitem de ajuda, ligando para a Defesa Civil ou para o celular da equipe de abordagem social, no número (19) 9.9712-6865.