Defesa Civil e equipe do Serviçõ de Abordagem Social em ação durante busca ativa (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Com a queda acentuada das temperaturas no final de semana, a Secretaria Municipal de Promoção Social decidiu desencadear mais uma Operação Frente Frita.

Entre sexta-feira (24) e domingo (26), equipes do Serviço de Abordagem Social e da Defesa Civil de Itapira percorreram diversos pontos da cidade à noite e de madrugada para oferecer cobertores e agasalhos às pessoas em situação de rua

A busca ativa abrangeu locais tradicionalmente frequentados pelo público-alvo da iniciativa, como as imediações da Rodovia SP-352, na região dos Prados; trechos da Rua Professor Fenízio Marchini, entre os bairros Penha do Rio do Peixe e Flávio Zacchi; área da antiga Aergi, no Cubatão; ponte do Flávio Zacchi; Centro Esportivo e de Lazer ‘Hideraldo Luiz Bellini’, no Cubatão; e praças dnos bairros Nosso Teto e Vila Ilze.

As equipes distribuíram 15 cobertores nos três dias. “Como a temperatura não estava tão baixa, a adesão foi abaixo do esperado”, explicou a secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil Marella.

Ela confirmou à reportagem do Itapira News que a operação continuará durante esta semana, já que a previsão é de queda ainda mais acentuada nos termômetros. Além disso, o Centro Pop permanecerá aberto à noite a partir de terça-feira (28) para receber moradores de rua que quiserem abrigo.

“Estamos organizando todo espaço internamente para fazer o abrigo emergencial temporário, com regras mais flexíveis”, disse Regina. No abrigo normal, as pessoas em situação de rua não entram depois das 19h00. Já no emergencial – estruturado em ocasiões pontuais, quando é detectada queda de temperatura -, o acesso ocorre em qualquer horário, à medida em que as abordagens são feitas, inclusive na madrugada.

No abrigo, além da pernoite com colchão e cobertor, são providenciados banho, roupas e alimentação. Uma equipe monitora e inicia no próprio local um trabalho de sensibilização para tirar as pessoas das ruas.

No final de semana, apenas uma denúncia por telefone chegou ao conhecimento da operação. “Precisamos estimular a população para que nos ajude avisando quando encontrar alguém em situação de rua”, completou Regina. As mensagens podem ser encaminhadas ao WhatsApp (19) 3813.9510. Além disso está disponível o telefone 199 da Defesa Civil.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui