A chegada de uma nova onda de frio na última semana fez com que as temperaturas em Itapira despencassem, registrando recordes de frio neste ano durante o final de semana.
Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Promoção Social lançou mais uma edição da Operação Frente Fria, iniciada no sábado (10).
O objetivo da operação é fornecer abrigo, banho, alimentação e pernoite às pessoas em situação de rua. No primeiro dia, seis indivíduos aceitaram o acolhimento no Centro Pop, localizado no bairro Pé no Chão.
No domingo (11), quando os termômetros marcaram a menor temperatura do ano, 3,8ºC, o número de pessoas abrigadas subiu para 10.
“A expectativa é de que hoje tenhamos um número ainda maior, devido ao frio intenso”, destacou a secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil Marella.
A operação, que deve continuar pelo menos até quarta-feira (14), pode ser estendida caso as baixas temperaturas persistam.
Durante esse período, equipes do Serviço de Abordagem Social e da Defesa Civil de Itapira percorrem vários pontos da cidade, à noite e de madrugada, para realizar a chamada busca ativa, oferecendo cobertores e agasalhos às pessoas em situação de rua.
“Aqueles que resistem e preferem não ir para o abrigo, recebem cobertores e roupas quentes para que possam enfrentar a noite de forma menos dolorida”, acrescentou Regina.
No abrigo, além de colchões e cobertores para a pernoite, são disponibilizados banho, roupas e alimentação. Uma equipe especializada os acompanha durante toda a noite.
O Centro Pop funciona na Rua Dorothea de Freitas, 33, das 18h00 às 7h00. A população pode ajudar informando sobre locais onde haja pessoas em situação de rua pelo WhatsApp (19) 3813-9510. Além disso, também está disponível o telefone 199 da Defesa Civil.