A apresentação do Unicamp Cello Ensemble reuniu o maior público da temporada 2024 do Projeto ‘Clássicos em Cena’ em Itapira até o momento.
Em torno de 100 pessoas conferiram o primoroso espetáculo de pouco mais de uma hora com a orquestra formada por 10 violoncelistas, entre eles uma itapirense, Laís Fernanda de Melo Santos Moraes.
O quarto show do ‘Clássicos’ este ano aconteceu na noite de quarta-feira (26), no Auditório do Grupo Penha. Os comentários sobre as obras executadas e demais contextualizações históricas ficaram a cargo do maestro Parcival Modolo.
Criada em 2013 pelas mãos do professor Lars Hoefs, a orquestra de violoncelos formada por estudantes de música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) trouxe para Itapira a prata da casa Laís, que antes de ingressar na instituição foi aluna da Casa das Artes desde o Projeto Batutinha.
O concerto ofereceu um repertório totalmente composto por obras brasileiras e começou com o primeiro movimento de ‘Três Danças Latinas’, de Beetholven Rodrigues da Cunha.
Na sequência o público se deliciou com ‘Bachianas Brasileiras nº 1 – Preludio: Modinha’ (Heitor Villa-Lobos), ‘Rancho da Goiabada’ (João Bosco), ‘O Bêbado e o Equilibrista’ (João Bosco e Aldir Blanc), ‘Dois Pra lá, Dois Pra Cá’ (João Bosco e Aldir Blanc), ‘O Mestre-Sala dos Mares’ (João Bosco e Aldir Blanc) e ‘O Ronco da Cuíca’ (João Bosco e Aldir Blanc).
A orquestra ainda atendeu o pedido do público e no bis trouxe ‘Três Danças Latinas’. O espetáculo do Unicamp Cello Ensemble encerrou a programação do primeiro semestre do projeto.
A série de concertos é patrocinada pelo Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será retomada em 28 de agosto, com Balkan Neo Ensemble.