O Unicamp Cello Ensemble comanda o espetáculo de junho do Projeto Clássicos em Cena em Itapira. Criada em 2013, a orquestra de violoncelos reúne alunos da instituição de ensino de Campinas (SP).
A apresentação gratuita será dia 26, quarta-feira, às 19h00, no Anfiteatro do Grupo Penha. O Cello Ensemble nasceu pelas mãos do professor Lars Hoefs. Apesar de se apresentarem sem regente, os músicos são liderados e ensaiados pelo fundador.
O grupo é especializado na obra de Villa-Lobos e frequentemente inclui no repertório trabalhos de novos compositores brasileiros. Os comentários durante o Clássicos em Cena ficam a cargo do maestro Parcival Módolo. A atração de junho encerra a programação do primeiro semestre do projeto.
O Cello Ensemble da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) já se apresentou em alguns dos festivais mais prestigiados do país, entre eles o Festival de Música de Inverno de Campos do Jordão (SP), Rio International Cello Encounters, Centro Cultural de São Paulo e o Festival de Música Contemporânea Brasileira, em Campinas.
Em 2016 a orquestra gravou o CD ‘Cellos Without Borders’ pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e iniciou uma turnê por todo Estado de São Paulo. Dois anos depois, os músicos embarcaram para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde brilharam em diversos concertos no Villa-Lobos International Chamber Music Festival. Na ocasião, colaboraram com renomados violoncelistas da Los Angeles Philharmonic e das orquestras de cinema de Hollywood.
Em 2019, no 5º Simpósio Villa-Lobos, na USP (Universidade de São Paulo), o grupo surpreendeu ao apresentar a versão original das Bachianas Brasileiras nº 5, uma interpretação que não era ouvida há 80 anos. Em 2023, o Unicamp Cello Ensemble apresentou a Fantasia Concertante de Villa-Lobos, na Sala São Paulo, durante o 3º Encontro da Associação Brasileira de Violoncelistas, e também esteve no Rio International Cello Encounter.
- PROJETO
A série de concertos do Clássicos em Cena tem patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os espetáculos serão retomados no segundo semestre em 28 de agosto, após o recesso de julho.
O projeto foi idealizado por Módolo, em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura. O Anfiteatro do Grupo Penha fica à Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.