Caminhada acontece no dia 18, no Centro
Publicidade - Anuncie aqui também!
Caminhada acontece no dia 18, no Centro
Caminhada acontece no dia 18, no Centro
Publicidade - Anuncie aqui

Começa na próxima quarta-feira (1º), a campanha ‘Outubro Rosa’, que tem por objetivo conscientizar a sociedade acerca da importância dos exames preventivos para detecção precoce do câncer de mama.

O evento, que acontece em todo o mundo, prevê diversas ações direcionadas ao tema. Neste ano, o slogan da ação é ‘Acenda sua Consciência’. A cor rosa simboliza a luta contra a doença que faz milhares de vítimas todos os anos.

As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as pastas municipais de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer, mais a Associação Pétalas de Rosas – Unidas Por Laços de Solidariedade, que reúne mulheres afetadas pelo câncer de mama, em tratamento ou que conseguiram a cura.

Para marcar a campanha, prédios públicos como o Hospital Municipal e a Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’ serão iluminados e decorados na cor rosa. Realizado em vários países, o movimento teve início na década de 1990, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2008, tendo ações desenvolvidas durante todo o mês de outubro em várias cidades do país.

Durante todo o mês de outubro as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) promoverão atividades preventivas, além de palestra e caminhada organizada pela Associação Pétalas de Rosas. “Nas Unidades Básicas de Saúde, as enfermeiras responsáveis promoverão rodas diárias de conversa com as mulheres presentes, sobre a importância do autoexame das mamas, e solicitação de mamografias”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino. “Todos os exames alterados, após exame clínico e ultrassom, são encaminhados para mamografia na Santa Casa de Itapira, em caráter prioritário”, acrescentou.

AGENDA

Prédios públicos ganham decoração cor de rosa (Divulgação)
Prédios públicos ganham decoração cor de rosa (Divulgação)

A palestra sobre câncer de mama, a ser proferida pelo médico mastologista Paulo José Coloço de Mello Sartori, foi agendada para o dia 3, às 13h30, no anfiteatro da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente).

Já a segunda edição da caminhada do Outubro Rosa foi marcada para o dia 18 de outubro, com saída da Praça Bernardino de Campos às 09h00, e chegada na Casa da Cultura, no Parque Juca Mulato. Estão sendo convidadas participantes de todas as academias de ginástica da cidade.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e também o mais comum entre as mulheres. É grave, mas pode ser curado se for rápida sua detecção. Entre os fatores de risco, história de câncer na família, idade acima de 35 anos, primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, não ter filhos, ingestão regular de álcool.

Os principais sintomas e sinais da doença são: nódulo ou tumor na mama acompanhado ou não de dor, alterações na pela que recobre a mama, e nódulos palpáveis na axila. Para o diagnóstico, são necessários o exame clínico de mama e a mamografia. O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, hormonioterapia e cuidados paliativos. “Gostaria de aproveitar a realização novamente deste Outubro Rosa em Itapira para lembrar que implantamos em agosto passado, no novo Centro de Especialidades Médicas, o Ambulatório de Câncer de Mama, sem dúvida mais uma conquista para a saúde da mulher itapirense”, concluiu a secretária.

A prevenção deve ser feita com a realização do exame clínico anual das mamas por profissional capacitado, realização do autoexame, realização da mamografia após os 40 anos, e a adoção de hábitos de vida saudáveis como a prática de exercícios físicos, alimentação rica em frutas, fibras e vegetais, redução da ingestão de gorduras, controle de peso, diminuição do consumo de álcool, e não fumar.