Paganini enviou projeto à Câmara em que determina condições de reajuste aos servidores (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Após reeleição, Paganini faz mudanças no secretariado (Arquivo)
Após reeleição, Paganini faz mudanças no secretariado (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui

O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) deve anunciar na tarde desta sexta-feira (25) as alterações no alto escalão para seu segundo mandato.

Embora ainda não tenha sido anunciada oficialmente pela Prefeitura, uma coletiva de imprensa deve ser convocada para o período da tarde, quando os novos componentes do secretariado serão conhecidos oficialmente, bem como algumas baixas também serão confirmadas.

Na última quarta-feira (23), o Itapira News já anunciou com exclusividade o novo diretor do Departamento de Trânsito, Vicente Enfermeiro. Outros três secretários também já haviam confirmado o desligamento do governo – Flávia Rossi, da Educação; José Augusto Francisco Urbini, de Negócios Jurídicos e Cidadania – ambos vão assumir cargos em Mogi Mirim; e José Armando Mantuan, que acumula Obras e Planejamento e a presidência do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Os secretários Marcelo Iamarino, da Cultura e Turismo; e Eliana Assugeni Sobreiro Dias, da Promoção Social, também devem se desligar da administração municipal. Para o lugar dos dois, um só secretário: Tiago Fontolan, que foi eleito vereador nas últimas eleições, vai acumular as funções.

O convite para o duplo comando tem como pilares tanto a experiência e familiaridade de Fontolan frente ao setor da assistência social quanto a necessidade da redução de custos com a estrutura organizacional da Prefeitura. Pesa em seu favor ainda o urgente clamor do setor cultural por uma Secretaria de Cultura e Turismo com diálogo e abertura, quesitos bastante ausentes durante os últimos quatro anos. Para a pasta, também é esperada a nomeação de Ricardo Pecego como diretor de Cultura e Turismo.

O vereador Carlos Aparecido Jamarino (PSC), que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições, deve assumir a Secretaria Municipal de Defesa Social. Ele também chegou a ser cotado para a pasta de Esportes e Lazer, que por enquanto seguirá nas mãos de Marcos Gasparino Schmidt. O cargo titular da Defesa Social está vago desde a morte de Clayton Ribeiro, em agosto deste ano. A secretaria é responsável pela GCM (Guarda Civil Municipal), pelo Departamento de Trânsito, pela Divisão de Transportes Públicos e pela Defesa Civil.

Já a pasta da Educação, a partir de janeiro deverá ficar a cargo, ainda que provisoriamente, do servidor Fernando José Bendassoli. Como já havia sido sinalizado por Paganini, algumas secretarias deverão se fundir. Caso, segundo apurado, das pastas de Administração, Governo e Negócios Jurídicos. Neste caso, o comando ficaria a cargo do atual prefeito de Caconde (SP), Luciano de Almeida Semensato. A atual secretária de Governo, Estercita Rogatto Belluomini, que já é aposentada, também deverá se desligar de vez da Prefeitura. Na pasta de Negócios Jurídicos, a direção poderá ser assumida pelo atual procurador Vitor Belli de Carvalho.

Já o comando da Secretaria de Obras e Planejamento deverá ser ocupado pelo atual coordenador de Obras de Espírito Santo do Pinhal (SP), Marcos César Mello Almeida. Para o Saae, nenhum nome ainda foi ventilado, mas uma das apostas é que a autarquia fique sob o comando do vice-prefeito Firmino Sanches Filho (PSDB). Outras secretarias, como de Saúde, Serviços Públicos, Fazenda, Agricultura e Meio Ambiente e Recursos Materiais, ao menos por enquanto, continuarão sem alterações. Todas as informações são extra-oficiais e foram apuradas pela reportagem do Itapira News nesta quinta-feira (24).