O Palco ‘Maestro Lafayete Vieira’, localizado no Parque Juca Mulato, vai ganhar um novo elevador para atender principalmente pessoas com mobilidade reduzida.
A Prefeitura de Itapira agendou a sessão de disputa de preços do pregão eletrônico para dia 12, às 8h30. O valor da contratação está fixado em R$ 59.565,59.
A empresa vencedora ficará responsável pelo fornecimento e instalação do elevador elétrico, além de disponibilizar mão de obra, equipamentos e demais materiais.
Segundo garantiu o secretário municipal de Cultura e Turismo, César Lupinacci, o dispositivo atual está fora de operação mesmo antes de ele assumir o comando da pasta municipal, em 2021.
“O elevador não funciona. A ideia é utilizar a mesma estrutura localizada na lateral do palco para a instalação de um novo equipamento e oferecer maior acessibilidade às pessoas que necessitam”, adiantou.
A plataforma elevatória para acessibilidade está incorporada ao popularmente conhecido ‘Palco do Parque’ desde a inauguração, em 25 de junho de 2017.
Os recursos do processo licitatório recém-aberto são provenientes do Fundo Municipal do Turismo, montante liberado para atender projetos de construção, reforma e ampliação de prédios turísticos.
Utilizado para o transporte de passageiros e cargas e com capacidade para 250 quilos, o elevador fará um percurso total aproximado de 3m50. A cabine terá 0m90 de largura, 1m20 de profundidade e 2m00 de altura, com total de três paradas – uma saída oposta e outra adjacente.
Prazo de execução do trabalho é de 60 dias após a emissão da ordem de serviço.
- ABANDONO
A reportagem do Itapira News esteve no palco do parque na manhã de terça-feira (2) e constatou que o elevador está completamente deteriorado e fora de operação. A estrutura foi vandalizada, com pichações e danos em alguns dispositivos. A cabine está tomada pela sujeira e há indícios da presença de usuários de drogas no local.