Dr. Newton Santana abriu programação (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Dr. Newton Santana abriu programação (Divulgação)
Dr. Newton Santana abriu programação (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

Uma palestra que abordou o tema da ‘Sexualidade e Câncer de Mama’, proferida pelo médico ginecologista Newton Santana, abriu oficialmente a programação do ‘Outubro Rosa 2016’. O evento foi realizado na última terça-feira (4).

A campanha tem por objetivo chamar conscientizar sobre a importância das ações de prevenção contra o câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no Brasil. A palestra foi abrigada no auditório da Acei (Associação Comercial e Empresarial de Itapira).

A programação do ‘Outubro Rosa’ é coordenada pela Associação Pétalas de Rosas – Unidas Por Laços de Solidariedade, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A abertura também concentrou discurso da presidente da associação, Vanda da Silveira Moraes Soriani. Presença ainda da enfermeira Vera Vômero, do médico mastologista Paulo José Coloço de Mello Sartori, do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e da primeira-dama Sônia Maria Marques de Oliveira Paganini.

A programação do ‘Outubro Rosa’ contempla ainda um ciclo de palestras nas Unidades Básicas de Saúde com o tema ‘Cuide-se Por Você e Por Todos Que te Amam’ entre os dias 10 e 21 de outubro. No dia 13, o Parque Juca Mulato abriga atividades com o grupo de Lian Gong e Grupo Movimento coordenados pelo professor Ricardo Barricatti. As unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e a Academia de Saúde também abrigam palestras durante o período.

Vanda recepcionou público na noite de abertura (Divulgação)
Vanda recepcionou público na noite de abertura (Divulgação)

O ponto alto da programação ocorre no próximo sábado (15) com a Caminhada Outubro Rosa. Como já ocorre tradicionalmente, os participantes vestidos de rosa e carregando balões e cartazes de orientação sairão às 9h00 da Praça Bernardino de Campos para percorrer ruas centrais da cidade em direção ao Parque Juca Mulato. O encerramento da campanha ocorre no dia 4 de novembro às 20h00 com o Concerto Trilhas, da Banda Lira Itapirense com participação do Coral Cristália, no Clube da Saudade. Os ingressos já estão sendo vendidos diretamente com os membros da Associação Pétalas de Rosa ao custo de R$10,00. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), em 2013 foram registradas 14.388 mortes em decorrência da doença, sendo 181 homens e 14.206 mulheres. A estimativa do instituto é que em 2016 surjam 57.960 novos casos em todo o país.

O autoexame é uma das principais maneiras de detectar o surgimento da doença e a mulher deve ficar atenta a qualquer alteração, como caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor, pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). A mamografia é capaz de mostrar alterações suspeitas antes mesmo de o tumor ser palpável. Entretanto, a confirmação do câncer de mama só é feita pelo exame histopatológico (análise no laboratório de uma pequena parte retirada da lesão por meio de biópsia). A recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, mesmo sem terem notado alterações nas mamas. Mulheres que tenham histórico de câncer na família devem conversar com o médico para avaliar seu risco e decidir a conduta a seguir.