Sheila e Rogério durante primeira palestra na última quarta-feira (Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Ensinar as crianças a cuidarem bem de seus animais de estimação, orientando sobre as responsabilidades e fortalecendo a cidadania. Esse é o objetivo de um ciclo de palestras interativas agendado para todo o mês de julho na Clínica Xodó – Assistência Veterinária.

A primeira delas já aconteceu na última quarta-feira (10), e agora serão mais três até o fim do mês, sempre às quartas-feiras, entre 9h30 e 10h30. As turmas reúnem até 15 crianças com idades entre cinco e 10 anos.

Durante os encontros batizados de ‘Cuidando do Seu Xodozinho’, as crianças recebem informações importantes sobre as necessidades básicas dos pets, em especial os cães e gatos, além dos cuidados e de toda a atenção que os amiguinhos devem receber. Além disso, os grupos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho e rotina da equipe do estabelecimento veterinário.

“Agendamos estrategicamente essas palestras durante o mês de julho em decorrência das férias escolares. Nossa intenção é conscientiza as crianças sobre como devem cuidar de um animal de estimação em casa”, comenta a sócia-proprietária da Clínica Xodó, Sheila Domingues.

De acordo com ela, a iniciativa nasceu após um atendimento que chamou a atenção para a necessidade de transmitir esse tipo de orientação ao público infantil. “Tivemos um caso em que foi a criança quem percebeu que a cachorrinha estava com um comportamento estranho, e no fim ela estava sofrendo um ataque cardíaco”, revela.

Encontros reúnem turmas de até 15 crianças (Itapira News)

“Geralmente, as crianças ajudam a cuidar dos animais de estimação quando é novidade, aí coloca água e ração, mas depois essas tarefas acabam sobrando mais para a mãe. Também queremos fortalecer esse sentimento de responsabilidade e de cuidado, fazendo-as entender que também precisam ajudar a cuidar”, complementa Sheila.

Além dela, as orientações também são ministradas pelo chefe da Patrulha Ambiental, Rogério Oliveira, parceiro do ciclo de palestras. Entre os temas abordados também estão o transporte com segurança, as vacinas, a importância da higiene e até recomendações sobre passeios, além de informações sobre o combate aos maus-tratos.

Para Oliveira, as palestras são fundamentais na busca por um mundo melhor também para os animais. “Tem sido uma grande oportunidade de difundir a prática dos bons tratos aos animais. As crianças são a esperança para o futuro e está nas mãos delas a evolução do mundo, inclusive no tocante ao respeito aos animais. Este ciclo de palestras idealizado pela Clínica Xodó é fundamental neste sentido”, opina.

  • AGENDA

As próximas palestras estão confirmadas para os dias 17, 24 e 31 de julho e ainda há vagas a serem preenchidas. De acordo com Sheila Domingues, muitas das crianças que participaram do primeiro encontro são filhos e filhas de clientes da Clínica Xodó.

Contudo, a atividade é aberta também a quem não é cliente, bem como grupos de escolas, por exemplo. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (19) 3843-6639 ou (19) 9.8197-4576. Os eventos contam com apoio da DrogaVET, Ouro Fino Saúde Animal e Sweet Friend Dermatologia Veterinária. A participação é gratuita. Mais detalhes também na página oficial da Clínica Xodó no Facebook.