Gislaine preside o Conselho da Pessoa com Deficiência em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Que a pandemia trouxe mudanças em diferentes áreas e afetou a vida de muitas pessoas das mais diversas formas não é novidade alguma.

Mas, em alguns casos, o que já era difícil se tornou ainda mais desafiador em razão das restrições provocadas pelo coronavirus, como no caso de pessoas com deficiências que, muitas vezes, viram as oportunidades ficarem ainda mais escassas.

A impossibilidade de realizar atividades cotidianas foi uma das principais mudanças que refletiu bastante na vida desse público, cuja data é lembrada em 21 de setembro – Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Na área educacional, por exemplo, alunos com deficiências intelectuais não contaram com suportes necessários para terem acesso às aulas online.

“A ausência de materiais acessíveis resultou em uma defasagem no aprendizado”, destaca a advogada e presidente do Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência) de Itapira, Gislaine Cristina Luiz.

Área educacional voltada aos deficientes foi muito afetada (Ilustração)

De acordo com ela, as dificuldades já presentes com relação à inserção dos deficientes no mercado de trabalho se tornaram ainda mais nítidas também em razão de um suporte adequado, resultando também na perda de capacidade econômica.

“As pessoas portadoras de deficiência não puderam exercer suas atividades em home office pela falta de estrutura para tanto. Sem contar a impossibilidade de abertura de novas vagas de trabalho, que afetou ainda mais as pessoas com necessidades especiais”, frisa Gislaine.

  • VIOLÊNCIA E VULNERABILIDADE

Outro aspecto apontado pela presidente do Conselho foi o aumento dos casos de violência contra as pessoas com deficiência durante o período de isolamento social. Para Gislaine, essa situação está diretamente atrelada à ausência de acesso aos serviços online de denúncia e também à paralisação dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Além disso, as pessoas com deficiência também ficaram mais vulneráveis ao contágio pela Covid-19. “A pessoa com deficiência física, por exemplo, devido a mobilidade reduzida necessita da ajuda de terceiros, além de precisar se apoiar em coisas para se movimentar, o que a coloca em maior exposição ao contágio que outras pessoas”, explicou.

De acordo com ela, as atividades do Comdef foram retomadas em julho passado, também com inúmeros desafios. O principal deles é garantir que as pessoas com deficiência voltem a ter acesso integral aos direitos básicos, como saúde, mobilidade, educação e trabalho.

“Estamos reunindo informações da quantidade de pessoas realmente afetadas pelo isolamento social e formas de reintegrá-las ao convívio em sociedade, reduzindo os impactos negativos causados pela pandemia”, concluiu a presidente.

  • ADAPTAÇÃO

Para a diretora da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira, Lucineia Aparecida Lovato Baldessini, o processo de adaptação e mudança das atividades presenciais da entidade para o sistema remoto foi realmente árduo.

A ponto, segundo ela, de ter família que não conseguiu se adequar às novas realidades, gerando ainda mais dificuldades ao aprendizado dos alunos.

Porém, mesmo frente todas as dificuldades impostas pela pandemia, de forma geral os resultados são avaliados positivamente no âmbito do atendimento da instituição local.

Lucineia destaca desafios na Apae (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Estivemos o tempo todo disponíveis e trabalhando a distância com nossos alunos, nos surpreendemos com a atitude de vários pais e responsáveis, que durante o período se comprometeram ainda mais em auxiliar os filhos de casa, buscando atividades na Apae e desenvolvendo em casa”, lembrou Lucineia.

Durante o chamado Setembro Verde – mês que reforça a conscientização sobre a importância da importância da inclusão social de pessoas com deficiência, a Apae de Itapira também realizou diversas atividades para fomentar maior envolvimento das famílias e também atrair a atenção da sociedade para o tema.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui