A Secretaria Municipal de Promoção Social de Itapira, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), está com inscrições abertas até sexta-feira (21) para a quarta turma do curso ‘Preparação para o Mundo do Trabalho’.
Nesta edição, o curso será desenvolvido no Cras II (Centro de Referência de Assistência Social), no bairro Nosso Teto, com carga horária de 160 horas e início previsto para 7 de agosto, com aulas de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas das 08h00 às 17h30, na Rua José Marella, 26, no próprio bairro, sendo imprescindível a apresentação de RG e CPF no momento da matrícula. Vale lembrar que menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis durante o processo de inscrição.
Oferecido através do Programa Senac de Gratuidade, o curso prioriza adolescentes e jovens com idade entre 14 e 21 anos, estudantes do Ensino Fundamental II e de famílias atendidas em programas sociais.
As aulas são conduzidas de forma prática e dinâmica, visando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo profissional. Para auxiliar os alunos no início dos estudos, o Senac fornecerá kits de materiais escolares contendo caderno, bloco de anotação, lápis, caneta, borracha e folders explicativos sobre o curso.
“Temos notado que alguns ciclos vêm sendo rompidos em famílias costumavam seguir por outro caminho. Outro ponto positivo é ver o despertar dos adolescentes, uma visão de futuro diferente, a possibilidade de sonhar”, destacou a secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella.
Com a segunda turma do projeto ainda em andamento no Istor Luppi e a terceira também em andamento no bairro rural de Barão Ataliba Nogueira, a expectativa é que novas turmas sejam abertas ainda este ano.
“No território do Cras I, na Vila Ilze, está sendo estudado espaço para realização do curso com entidade parceira, prevendo início de nova turma em setembro ou outubro”, completou Regina.
Além da turma no Nosso Teto, o Senac também oferece o curso em sua sede em Itapira, na Praça Bernardino de Campos, com inscrições abertas até o dia 27 de julho, e aulas com início em 1º de agosto.
O curso é realizado de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e comporta até 26 estudantes por turma e as inscrições podem ser feitas através do site oficial do Senac Itapira.
Thais Floriano Ribeiro, gerente do Senac Itapira, ressalta que a iniciativa está alinhada com a missão da instituição em promover o desenvolvimento de pessoas e organizações.
“Queremos oferecer a esses jovens a oportunidade de se enxergar no mundo do trabalho. Este é um programa que proporciona trabalhar com os jovens algumas competências técnicas, emocionais e comportamentais que os fazem vislumbrar novas possibilidades de vida e trabalho”, finaliza Thais.
- MERCADO DE TRABALHO
Os jovens que participam do curso Preparação para o Mundo do Trabalho, em parceria com o Cras do território, têm um encaminhamento especial para a Associação Itapirense de Preparo do Adolescente (Aipa).
“Esse encaminhamento é especialmente voltado para os jovens entre 14 e 15 anos, considerados como jovens aprendizes”, completou.
Através da capacitação oferecida pela equipe do Senac, esses jovens adquirem as habilidades necessárias para serem inseridos no mercado de trabalho e têm a oportunidade de serem encaminhados para o primeiro emprego.