Olívia Calidone venceu o pleito para a Presidência do Parlamento Jovem
Olívia Calidone venceu o pleito para a Presidência do Parlamento Jovem
Olívia Calidone venceu o pleito para a Presidência do Parlamento Jovem

Pela primeira vez na história do legislativo itapirense – ainda que por intermédio de uma legislatura sem valor legal – dois dos quatro dos cargos que formam a Mesa Diretora da Câmara Municipal passam a ser ocupados por mulheres.

A composição do grupo que rege as sessões foi eleita na semana passada, logo após a posse dos estudantes participantes do projeto, instituído pelo Legislativo, que visa fomentar a cidadania e despertar a consciência política dos jovens.

A presidência concedida a Olívia Calidone dos Santos e a com a segunda secretaria ocupada por Brenda Maria Silveira Fuini garantiram a representatividade feminina proporcional na composição, que tem José Vitor Martins na vice-presidência e Lucca Costa Carneiro Pinto como primeiro secretário.

Antes de ser eleita, Olívia justificou sua candidatura no discurso de que as mulheres ainda não minorias nos cargos políticos da sociedade como um todo e, principalmente, da itapirense. “Em toda história do município só houve uma mulher representante do povo nesta Câmara”, disse, referindo-se à própria mãe, a ex-vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos. “Gostaria de ser a presidente também para romper estereótipos e lutar contra o conservadorismo desta sociedade”, completou.

Brenda ficou com a Segunda Secretaria
Brenda ficou com a Segunda Secretaria

Já depois de assumir a Presidência do Parlamento Jovem, a estudante revelou que já vinha amadurecendo a ideia de disputar o cargo desde que aderiu ao projeto. “São poucos os setores da política preenchidos por mulheres, ainda mais em Itapira, que é uma cidade muito conservadora”, reforçou. “É, também, uma forma de renovar o formato da Câmara”, disse.

Brenda também falou com a reportagem e destacou o desejo em colaborar com a cidade em que vive. “Minha mãe foi presidente da Casa da Amizade, e eu sempre gostei de ajudar e participar das reuniões. Agora, pra mim, o Parlamento representa o início de tudo. Eu posso opinar, dizer o que penso e isso pode se tornar realidade para as pessoas”, frisou.

Ela também revelou que já tinha intenção em ocupar a segunda secretaria, justamente para auxiliar nos trabalhos. Sobre integrar, pela primeira vez, uma bancada feminina à frente dos trabalhos legislativos na Câmara, a estudante também não escondeu o orgulho. “Fico muito emocionada, pois agora as mulheres ganham mais poder na Casa”, enfatizou.

Esta será a segunda legislatura do programa, instituído em 2011 mas que teve apenas uma edição, em 2012. O projeto consiste na eleição de um parlamento formado por alunos de escolas públicas e privadas do município. São 14 jovens vereadores, todos adolescentes, eleitos por seis escolas (duas públicas e quatro privadas), e que agora se reunirão toda primeira quinta-feira de cada mês. O mandato segue até 20 de dezembro.

 A atividade dos estudantes enquanto legisladores não tem valor legal, mas poderá servir de base para projetos reais a serem absorvidos pelos atuais vereadores legalmente constituídos perante a Justiça Eleitoral. Assim como no caso dos 10 vereadores do município, os 14 jovens parlamentares deverão obedecer a um regimento interno criado especificamente para o projeto.

Mesa Diretora:

Presidente: Olívia Calidone dos Santos – Interativa
Vice-Presidente: José Vitor Martins – Caetano Munhoz
1ª Secretário: Lucca Costa Carneiro Pinto – Ativa
2º Secretária: Brenda Maria Silveira Fuini – Ativa

Mesa Diretora é composta por Lucca, José Vitor, Olívia e Brenda
Mesa Diretora é composta por Lucca, José Vitor, Olívia e Brenda

 

Composição do Parlamento Jovem 2014

Leonardo Gotti Martini (Eleito/Anglo)
Bruno Baldassini Lanzoni (Eleito/Anglo)
Beatriz Lamari Ruette (Suplente/Anglo)
Kelvin Richard Feliciano (Eleito/Antônio Caio)
Luciano Honório Garcia Júnior (Eleito/Antônio Caio)
Fernando Manoel Giomo Massari (Eleito/Antônio Caio)
Yasmin Rocha Franco de Lima (Suplente/Antônio Caio)
Hellen de Souza (2ª Suplente/Antônio Caio)
Brenda Maria Silveira Fuini (Eleita/Ativa)
Lucca Costa Carneiro Pinto (Eleito/Ativa)
Laura Helena Campanini (Suplente/Ativa)
João Vitor Cipola Domingues (2º Suplente/Ativa)
Pietra de Godoy Mariotoni (Eleita/Atuante)
Marcos Eduardo Hermenegildo Sartorio (Eleito/Atuante)
Marcella Cavalcanti Seraphin (Suplente/Atuante)
Jéssica Cristina Rosa (Eleita/Interativa)
Olívia Calidone dos Santos (Eleita/Interativa)
Francine Cruz de Camargo (Suplente/Interativa)
Irene Caroline Leal (Eleito/Caetano Munhoz)
Gabriel Alberto Costola (Eleito/Caetano Munhoz)*
José Vitor Martins (Eleito/Caetano Munhoz)

* substituindo João Victor Pedroso.

Publicidade - Anuncie aqui