Com o encerramento do prazo para convenções partidárias na segunda-feira (5), ocasião em que foram definidas coligações e candidaturas a prefeito, vice e vereador, a corrida eleitoral em Itapira novamente terá quatro postulantes à Prefeitura, assim como foi em 2020.
Na disputa pela cadeira principal do Paço Municipal estão o atual prefeito Toninho Bellini (PSD), que busca a reeleição, além do empresário Djalma de Oliveira (PL), indicado pelo grupo do deputado estadual Barros Munhoz (PSDB); a advogada e ex-vereadora Sônia Récchia (PT); e o administrador de empresas Firmino Sanches Filho (Mobiliza)
Os candidatos a vice são, respectivamente, o advogado Mário da Fonseca (MDB), o médico ortopedista Rafael Donizete Lopes (Republicanos), o motorista Augusto Eriberto (Psol) e o empresário Beto Trevelin (PSB), respectivamente.
As eleições municipais de 2024 repetem o pleito de quatro anos atrás, quando quatro nomes disputaram os votos dos itapirenses. Em 2020 Toninho Bellini se elegeu com 19.488 votos (54,34%), ficando à frente de Newton Santana, com 14.427 (40,23%); Sílvio Marques, com 1.590 (4,43%), e Luiz Henrique Ferrarini, com 360 (1%).
O último dia para os partidos políticos, federações e coligações registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral é 15 de agosto.
No dia seguinte está liberada a propaganda, inclusive na internet, com situações como: lives, utilização de alto-falantes ou amplificadores de som entre 8h00 e 22h00, comícios e sonorização fixa entre 8h00 e 24h00, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, divulgação paga na imprensa escrita, entre outras situações.
- CÂMARA
Na disputa por uma das 13 cadeiras na Câmara Municipal de Itapira estarão 171 candidatos a vereador.
O grupo liderado por Djalma de Oliveira na corrida à Prefeitura concorre com o maior número de postulantes: 82, divididos pelas siglas PL, Republicanos, PP, PSDB, PDT e Solidariedade.
A frente governista encabeçada por Toninho Bellini anunciou que lançará 52 candidatos, filiados ao PSD, MDB, PRD e Podemos.
A frente popular de oposição, que tem Sônia Recchia como candidata à prefeita, confirmou 23 candidatos a vereador – 10 pertencentes ao Psol e 13 filiados à Federação composta por PCdoB, PT e PV.
O grupo que apoia Firmino Sanches na disputa a prefeito totaliza 14 postulantes ao Legislativo, distribuídos pelo Mobiliza e PSB.