Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Tido como um dos maiores futebolistas de Itapira e autor do primeiro gol oficial no Estádio Municipal Coronel ‘Chico Vieira’, o aposentado José Peretta foi homenageado na noite da última quinta-feira (7), durante sessão da Câmara Municipal. Um voto de congratulação foi outorgado, com autoria do vereador Mino Nicolai (PSL) e assinado por todos os demais parlamentares da Casa.

Presente no Plenário, Peretta acompanhou os discursos que enalteceram sua trajetória que envolve passagens na Sociedade Esportiva Itapirense e em outras equipes tradicionais da cidade, como Rio Branco, Sarkis, Auto e Olaria, além do Rio Branco de Americana e Sociedade Esportiva Palmeiras. Segundo o autor da homenagem, há 52 anos, no dia 24 de julho de 1965, acontecia a inauguração oficial do Estádio Municipal, ocasião na qual foram realizadas três partidas festivas.

Uma delas foi disputada entre os Veteranos Itapirenses contra a Seleção B. Itapirense, na qual a equipe veterana saiu vencedora pelo placar de 1 x 0, com gol de Peretta, que atuava na ponta esquerda. Ele também foi o autor de nove gols em uma única partida oficial de futebol, realizada entre Itapira e Socorrense pelo Campeonato Paulista. O placar do jogo foi de 17 a 2. O jogador também foi aplaudido em pé pela arquibancada lotada do Pacaembu e teve seu nome ovacionado pela torcida palmeirense ao anotar um verdadeiro “gol de placa”, em jogo realizado entre Palmeiras e São Paulo pelo campeonato de aspirantes, o que hoje seria a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O Palmeiras sagrou-se campeão na oportunidade pelo placar de 1 x 0, também com gol de Peretta. O homenageado se casou em 22 de dezembro de 1949 com Albertina Baldissim. Tiveram os filhos Sônia, Heloísa e Sérgio Luís, que deram ao casal os netos Enzo, Bianca, Telma, Gregório e Caroline, além da bisneta Nina. O casal, acompanhado de familiares, participou da sessão legislativa para receber a honraria, posando para fotos com os vereadores.

Homenageado e familiares posaram junto a vereadores (Divulgação)