Logos oficiais da Rota Turística 'Caminho Pro Interior' demarcam o percurso em solo itapirense (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Um passeio ciclístico marca a inauguração do trecho itapirense da Rota Turística ‘Caminho Pro Interior’.

O evento é aberto aos interessados e ocorre domingo (29), com saída às 7h00 da Praça Bernardino de Campos, na área central do município. A mobilização tem o apoio da AIC (Associação Itapirense de Ciclistas).

O percurso de 44 quilômetros de ida e volta tem nível intermediário de dificuldade e segue até a Fazenda São José, onde será servido um café da manhã aos participantes. O ramal itapirense passa pelas áreas urbana e rural e já está sinalizado há alguns meses.

“Alguns postes de energia elétrica que compõem o trajeto em Itapira também ganharam a marca oficial da rota (nas cores branca e laranja e um peregrino estampado em preto), sem contar as placas de sinalização. Tudo para bem informar quem for encarar o percurso”, explicou o diretor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Ezequiel Barel Filho.

Os símbolos estão estampados tanto no sentido Itapira-Santo Antônio de Posse quanto Mogi Mirim-Itapira.

Marco zero em Itapira é a Praça Bernardino de Campos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O passeio ciclístico parte da praça – marco oficial do quilômetro 454,8 da rota -, sobe a Rua João de Moraes e acessa a Rua Ribeiro de Barros, no Parque Juca Mulato. Em seguida ruma para a Rua da Penha até o final e continua na sequência em direção a Santo Antônio de Posse.

A parada será na Fazenda São José e após o café, os participantes cumprem mais 22 quilômetros no retorno para Itapira.

Estruturado pela Associação de Amigos do Caminho Pro Interior, com sede em Amparo (SP), o projeto contempla um roteiro de peregrinação e turístico por estradas rurais na região do Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas Gerais.

O percurso total de 537 quilômetros une 20 municípios e cinco distritos, em uma rota pela Serra da Mantiqueira que pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou mesmo de carro. A ideia nasceu pelas mãos de Kate Jeremias e atualmente está sob organização da associação amparense.

  • ADESÃO

Basicamente o ‘Caminho Pro Interior’ começa e termina em Amparo. A adesão de Itapira à iniciativa começou a ser pensada em 2021 e consolidada no mesmo ano.

O ‘Caminho Pro Interior’ agora vem de Holambra (SP), sai em Martim Francisco e segue por solo itapirense, com acesso pelo Parque Linear ‘Dr. Katia Maria Stevanatto’, no Parque Santa Bárbara.

Continua na sequência até a Praça Bernardino de Campos, na área central da cidade, e depois ruma para a estrada interna que leva a Santo Antônio de Posse, até a conclusão em Amparo. De Martim até Itapira são 26,8 quilômetros, enquanto que do município até a Posse, mais 27,3 quilômetros.

O percurso total da rota passa por Amparo (SP), Mostardas (distrito), Monte Alegre do Sul (SP), Serra Negra (SP), Lindoia (SP), Águas de Lindoia (SP), Monte Sião (MG), Bueno Brandão (MG), Munhoz (MG), Socorro (SP), Pedra Bela (SP), Pinhalzinho (SP), Tuiuti (SP), Morungaba (SP), Campinas (SP), Joaquim Egídio (distrito), Sousas (distrito), Pedreira (SP), Jaguariúna (SP), Holambra (SP), Mogi Mirim (SP), Martim Francisco (distrito), Itapira, Santo Antônio de Posse (SP), Arcadas (distrito) e Amparo.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui