Quatro pássaros da mesma espécie foram encontrados mortos em um mesmo local (Divulgação/Redes sociais)
publicidade

A Patrulha Ambiental de Itapira descartou a hipótese de envenenamento de pássaros após cinco passarinhos da espécie Canário da Terra serem encontrados mortos em uma calçada na região do Jardim Santa Marta.

O caso teve início a partir de uma foto que circula pelas redes sociais desde o último domingo (29). A imagem teria sido registrada por moradores das imediações das ruas Amarílis, Jasmins e Camélia, onde fica a Praça Atílio Rossi.

O registro despertou indignação e revolta e levantou suspeitas de que as aves teriam sido vítimas de envenenamento. A Patrulha também informou que tomou conhecimento do caso chegou de maneira informal, sem que uma denúncia oficial fosse registrada.

“A primeira hipótese dessas mortes seria envenenamento, mas nesse caso aves de outras espécies deveriam ser encontradas mortas ou agonizando. Para um envenenamento pontual, descartamos, pois os canários da terra não causam nenhum tipo de transtornos aos moradores”, diz a nota encaminhada pelo órgão ao Itapira News.

No texto, o departamento justifica que em épocas mais frias do ano os alimentos como sementes podem ficar mais escassos e os pássaros “acabam se alimentando de outras fontes, podendo ter ocorrido uma intoxicação alimentar, reforçando essa hipótese uma vez que essas mortes ocorreram apenas numa área e num período de tempo”.

Ainda assim, o órgão garantiu que segue investigando as possíveis causas das mortes dos quatro pássaros, reforçando que não há, até o momento, outras informações sobre eventuais mortes dessas espécies de aves ocorridas na cidade.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui