publicidade - anuncie aqui

Pela primeira vez em 2024, Itapira concluiu uma semana com apenas um caso de dengue, marcando a queda significativa que começou na segunda semana de junho.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (20) pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, houve apenas 13 notificações, dos quais apenas um se revelou positivo para a doença nos últimos sete dias, e nenhum paciente está internado.

Desde o início do ano, Itapira contabilizou 10.342 casos confirmados de dengue, com um total de 13.848 notificações. Destas, 3.506 foram descartadas após análises laboratoriais.

Até o momento, foi confirmado um óbito em decorrência da dengue, e outras sete mortes permanecem sob investigação.

As semanas de 12 e 19 de janeiro, bem como a semana de 13 de agosto, haviam registrado anteriormente o menor número de novos casos no ano, com apenas quatro notificações em cada uma delas.

A semana com maior número de casos foi a do dia 19 de abril, que registrou 1.424 casos em apenas sete dias.

Especialistas atribuem a retração dos casos às temperaturas mais baixas e ao fortalecimento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No entanto, as autoridades de saúde recomendam que a população continue adotando medidas preventivas rigorosas.

Entre as ações recomendadas estão a remoção de água de bandejas de geladeira, inspeção de partes ocas em árvores e eliminação de recipientes que possam acumular água parada. A vedação adequada de caixas d’água e galões é crucial, além da manutenção regular de limpeza em calhas, rufos, lajes, quintais, piscinas e ralos.

*MATÉRIA ATUALIZADA NO DIA 21 DE AGOSTO DE 2024 ÀS 16H14
Anteriormente a matéria dizia que Itapira não havia registrado nenhum novo caso de dengue, mas a informação correta é que um caso foi positivo. Lamentamos pelo ocorrido. 
Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui