Desenhos com formas variadas e cores vibrantes começaram a dar nova vida às pilastras da base do Viaduto Tiradentes, em Itapira. A iniciativa é do grafiteiro Rodolfo Luan Mantoan, que convidou outros artistas para participarem também da ação criativa.
As pinturas começaram a surgir no final da semana passada e a cada novo traço chamam mais a atenção de quem passa pelo local. O trabalho independente acontece com a devida autorização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
“Fiz o pedido de autorização e recebi retorno positivo. Aí resolvi convidar outros grafiteiros para que também pudessem fazer suas artes nesse local. É uma forma de revitalizar essa ponte, tornando mais alegre e bonita”, conta Mantoan.
De acordo com ele, ao menos em dois pontos os novos grafites também cobriram pichações de símbolos nazistas nas pilastras da estrutura que interliga a área cental e a região do Jardim Magali.
Morador no Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, no Cubatão, Mantoan conta que se apaixonou pela arte do gratife em 2011, época em que estudava na Escola Estadual ‘Cândido de Moura’, no Jardim Raquel.
“Fizeram uma atividade cultural sobre esse tema e eu comecei a me interessar”, relembra. No começo ele grafitava as tradicionais letras, até conhecer o trabalho de outro artista itapirense, José Flávio Audi, conhecido por suas famosas mandalas coloridas.
“Foi uma grande inspiração para mim, percebi que eu também podia criar algo original, com formas mais livres e com minha identidade”, diz. E é justamente uma grande mandala que mais chama a atenção em uma das pilastras do viaduto no calçadão da Avenida dos Italianos.
O desenho parece escorrer da estrutura e se espalhar pela calçada. Nas outras pilastras – incluindo as que ficam do outro lado do Ribeirão da Penha, as obras dos colegas também atraem olhares curiosos e já motivam registros fotográficos.
“É uma atividade totalmente independente. Começamos a fazer as pinturas na sexta-feira passada. Nesta semana já passamos duas madrugadas aqui, das seis da tarde às seis da manhã. É um horário melhor, que está mais fresquinho e não tem movimento”, explica o artista.
Ele conta que a proposta é colorir também as colunas horizontais que sustentam o viaduto acima das pilastras. O trabalho ainda não tem data para ser concluído, até em razão de outros compromissos pessoais e profissionais dos envolvidos.
Mantoan, por exemplo, recentemente recebeu um convite para atuar como instrutor em aulas de grafite para pessoas em situação de rua atendidas no Centro Pop, atividade que será desenvolvida em conjunto com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Quem quiser contribuir com materiais ou mesmo contratar projetos pode entrar em contato direto com Mantoan pelo núemro (19) 9.8907-4184.