Trabalho de limpeza executado no Cemitério da Saudade: preparação para o Finados (Paulo Bellini/Itapira News)
publicidade - anuncie aqui

A limpeza e pintura de túmulos nos dois cemitérios itapirenses, o Municipal da Saudade e o Parque Municipal da Paz, estão liberadas até a próxima quinta-feira (31).

Esta é a recomendação da administração dos dois espaços públicos, que estabeleceu um cronograma de manutenção e preparação para o Dia de Finados, data celebrada neste sábado (2).

“Na sexta-feira (1), Dia de Todos os Santos, os cemitérios funcionam no horário normal, das 7h00 às 16h30, quando já apresentam certo movimento de visitantes”, explicou o administrador dos cemitérios, Ed Márcio Damião dos Reis.

Também na sexta, as vias próximas aos dois locais ficam liberadas para a instalação de comércios previamente cadastrados.

As barracas para vendas de flores, velas e outros produtos ficam dispostas pelas ruas Visconde de Ouro Preto e Dr. Norberto da Fonseca, no Cemitério da Saudade, na região da Santa Cruz, e na área de acesso pela Rua Japão, no Parque da Paz, no Jardim Raquel.

No sábado (2), Dia de Finados, o horário para as homenagens póstumas será ampliado. As visitas começam às 6h00, com fechamento dos portões às 18h00. Em relação ao movimento de pessoas, Reis afirma que é possível notar uma queda acentuada ano após ano.

“É uma tradição que vem perdendo força. O pessoal mais antigo visitava muito os cemitérios no Finados, já os mais novos não têm muito esse costume. Calculamos que entre 1,5 mil e 1 mil devem passar pelos dois espaços”, salientou.

Muitos inclusive devem antecipar as visitações, para fugir da intensa movimentação que tradicionalmente marca o 2 de novembro.

O Cemitério da Saudade terá três missas no Finados, às 7h00, 9h00 e 16h00, enquanto que o Parque da Paz apenas uma, às 8h00.

A recomendação é para que os visitantes evitem depositar flores artificiais nos túmulos e jazigos, em uma clara campanha para inibir o acúmulo de água e, consequentemente, o surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui