Raifi Machado criou planilhas depois de trabalhar no Saae (Divulgação)
publicidade

Um ex-servidor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapira disponibilizou uma planilha para uso público capaz de auxiliar as famílias itapirenses a controlar o gasto de água em seus imóveis.

A iniciativa de Raifi Aparecido Machado, 28, surgiu durante o período em que ainda atuava na autarquia, entre 2017 e 2018. Ele trabalhava como leiturista e percebeu que a população tinha muitas dúvidas com relação à composição das faturas.

Assim, ele desenvolveu a planilha interativa, na qual os consumidores inserem dados e identificar datas com maior ou menor consumo e, assim, adotar medidas para reduzir o uso dos recursos hídricos em determinados períodos.

“A pessoa coloca a data da primeira leitura e clica em um botão que preenche as demais datas de forma automática. Geralmente, é solicitado ao consumidor que acompanhe a leitura do seu hidrômetro durante três dias seguidos para monitorar vazamentos, mas ainda assim sempre houve muitas dúvidas sobre como fazer esse controle”, diz Machado.

Com a planilha, o consumidor consegue mensurar o consumo de água em seu imóvel ao longo dos dias e obtém uma média mensal, inclusive com dias com maior e menor consumo.

Imagem mostra modelo de hidrômetro com dois números vermelhos, os mais comuns em Itapira (Divulgação)

“Assim, essa planilha ajuda a população a economizar água, contribuindo tanto para a questão financeira como para a questão do meio-ambiente. Quando o consumidor sabe o real consumo de água em sua casa, ele pode fazer um esforço para economizar, usando esse recurso de forma mis racional”, reforça Machado, que atualmente trabalha como assistente de compras.

A planilha editável está disponível em duas versões, para atender os modelos de hidrômetros com dois ou três números em vermelho no relógio de leitura. A tabela também traz instruções para o preenchimento, que é bastante intuitivo.

“Basta informar a leitura em um determinado horário em um dia e, depois, no mesmo horário no dia seguinte, que a planilha calcula e mostra a quantidade exata de água consumida nesse período. Assim, a planilha vai fazendo o cálculo acumulado conforme os dados são inseridos. Eu costumo fazer o mês todo, assim tenho maior controle dos gastos”, finaliza.

  • Para fazer o download da planilha dos hidrômetros com dois números clique aqui e para baixar a planilha com três números, clique aqui.
Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui