Entre outras atribuições, Plano Diretor define zoneamento do município (Divulgação)
publicidade
Entre outras atribuições, Plano Diretor define zoneamento do município (Divulgação)
Entre outras atribuições, Plano Diretor define zoneamento do município (Divulgação)

A Prefeitura de Itapira vai disponibilizar o Plano Diretor do município para consulta via internet, por meio de seu site oficial www.itapira.sp.gov.br. O documento que divide a área urbana da cidade em 10 zonas e define trechos de expansão também poderá receber sugestões da população.

A consulta pública começa nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 30 deste mês e representa a oportunidade de que o cidadão itapirense opine sobre como os 547 quilômetros quadrados do município devem ser ocupados.

A revisão do Plano Diretor de Itapira já foi pauta de duas audiências públicas abrigadas na Câmara Municipal, no dia 18 de junho e no dia 5 deste mês. Nesta última ocasião, cerca de 30 pessoas acompanharam a explanação da arquiteta da Secretaria Municipal de Obras e Planejamento, Flávia Zacchi Robles, que apresentou os dados técnicos a cerca do projeto que visa preparar o município em termos de crescimento de sua zona urbana e de expansão urbana para as próximas décadas.

Representantes de classe e de órgãos ligados ao meio-ambiente também estiveram presentes e fizeram alguns questionamentos. As áreas de expansão do trecho urbano de Itapira seguem, principalmente, com sentido às cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim, bem como aos bairros rurais do Tanquinho e Machadinho, além dos distritos de Eleutério, Ponte Nova e Barão Ataliba Nogueira.

Mantuan determinou disposição de documento na internet (Divulgação)
Mantuan determinou disposição de documento na internet (Divulgação)

O uso e parcelamento do solo, sobretudo com relação às chácaras de recreio, também consta no documento, que prevê que a área construída nesses locais seja limitada a 25% do terreno. A intenção de disponibilizar o Plano Diretor para consulta via internet foi do secretário municipal de Obras e Planejamento, José Armando Mantuan. Um sistema de ciclovias também consta no plano, que ainda aplica diversas medidas em bairros rurais para evitar enchentes, como a proibição da pavimentação de vias internas desses bairros, bem com a obrigatoriedade da construção de sistemas de cisternas.

O projeto também mantém a criação de uma área de proteção ambiental ao sul do território itapirense, mais precisamente na região entre o bairro rural dos Pinheiros e a Rodovia SP-352 (Itapira-Amparo). Outra área desse tipo é definida pelo plano a leste da área do município, na divisa com Águas de Lindóia (SP), região da Ponte Nova.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui