Carnaval acontecerá no Parque Juca Mulato
Publicidade - Anuncie aqui também!
Carnaval acontecerá no Parque Juca Mulato
Carnaval acontecerá no Parque Juca Mulato
Publicidade - Anuncie aqui

O carnaval em formato reduzido, realizado em apenas dois dias em Itapira, não dispensará o esquema de segurança montado pela PM (Polícia Militar) e pela GCM (Guarda Civil Municipal). As duas corporações pretendem atuar em conjunto durante o domingo (7), e na terça-feira (9), quando o Parque Juca Mulato concentrará a programação carnavalesca mais enxuta.

Uma reunião entre os comandos das duas forças de segurança pública definiu as estratégias. “Vamos destacar um efeito de aproximadamente 15 guardas exclusivamente para o carnaval, além de manter o patrulhamento de rotina”, comentou o comandante da GCM, Cesar Martucci. De acordo com ele, a expectativa é que o maior movimento seja na terça-feira, por ocasião do desfile da Banda do Nheco, que costuma atrair grande público. “Esperamos que tudo transcorra de forma tranquila. Já solicitei o apoio da Defesa Civil e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que deverão ficar posicionados em pontos estratégicos do Parque”, informou.

Martucci também solicitou providências à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com relação à obra de construção do palco na quadra do espaço – que pode concentrar objetos perigosos em caso de algum tumulto. O comandante da 3ª Cia da PM, capitão Antônio Marcos Sanches de Toledo, disse que pelo menos 12 policiais militares estarão distribuídos no Parque Juca Mulato. “Somam-se a esses o apoio que teremos das equipes de Força Tática e da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), além do policiamento de área que é responsável pelo atendimento das ocorrências encaminhadas ao telefone 190”, comentou.

A Divisão de Fiscalização de Posturas também foi acionada para coibir possíveis irregularidades relacionadas à presença de ambulantes, bem como representantes do Conselho Tutelar deverão estar disponíveis no evento. “Observando eventuais excessos ou mesmo situação de risco envolvendo jovens e adolescentes, esses conselheiros receberão o apoio da Polícia Militar no que for necessário para a execução de suas atividades”, destacou Sanches. De acordo com ele, algumas medidas de segurança podem ser adotadas para evitar ações criminosas. “É importante manter objetos de valor, carteiras e celulares sempre junto ao corpo e não os deixar sobre mesas, cadeiras e outros locais que facilitam a ação de furtadores”.

TRÂNSITO

Durante os dois dias de atividades, o Departamento de Trânsito procederá com a interdição de algumas vias no entorno do Parque Juca Mulato. No domingo, o fechamento abrangerá todo o entorno do Parque, com os acessos pela Rua Rui Barbosa e Avenida dos Biris sendo bloqueado. Na terça-feira, a interdição abrangerá também a Rua Ribeiro de Barros, por conta do desfile da Banda do Nheco. A Polícia Militar informou também que deverá reforçar as atividades de fiscalização de trânsito durante o carnaval, especialmente com vistas a condutores alcoolizados que podem gerar acidentes graves. “Orientamos aos foliões que não consuma bebidas alcoólicas caso forem dirigir. Se não forem dirigir e forem beber, que o façam moderadamente e evitem brigas e desentendimentos, já que o carnaval é uma festa para ser bem aproveitada”, aconselhou o comandante da corporação.