Ação semelhante já ocorreu em Mogi Mirim no início do ano (Rodrigo Fernandes/Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Ação semelhante já ocorreu em Mogi Mirim no início do ano (Rodrigo Fernandes/Reprodução)
Ação semelhante já ocorreu em Mogi Mirim no início do ano (Rodrigo Fernandes/Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui

A região central de Itapira abrigará um simulado de roubo a agência bancária e caixa eletrônico.

A ação coordenada pela PM (Polícia Militar) e GCM (Guarda Civil Municipal) está confirmada para a próxima quinta-feira (3), na Rua José Bonifácio, com início às 21h00 e duração aproximada de 20 minutos.

O objetivo é oferecer treinamento adequado a policiais militares e guardas civis municipais para que possam agir, em conjunto e de forma organizada, em uma eventual ocorrência do tipo.

A intenção das autoridades é usar o prédio que já abrigou agências dos bancos Real e Santander, hoje ocioso, logo no início da principal via comercial da cidade. A ação deverá reunir dezenas de guardas e policiais, além de pelo menos três viaturas da 3ª Cia da PM em Itapira e, também pelo menos três da GCM, mais apoio de viaturas da Força Tática e da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) vindas do 26º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), baseado em Mogi Guaçu.

“É importante deixarmos a população avisada, pois haverá uma grande movimentação neste trecho da rua. Este trabalho já aconteceu em Mogi Mirim, onde contou inclusive com o helicóptero Águia. Aqui não vamos usar o helicóptero, uma vez que a intenção é justamente focar as ações com base nos efetivos locais e nos apoios que estão mais próximos e que, em uma ocorrência real, poderão chegar mais rápido”, explicou o comandante da PM em Itapira, capitão Antônio Marcos Sanches de Toledo.

O comandante do 26º BPM/I, major Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, também estará presente na coordenação do simulado, além do encarregado da GCM, César Martucci e do secretário municipal de Defesa Social, Clayton Ribeiro. “A Polícia e a Guarda já estão trabalhando de forma integrada em diversas ocorrências, e esse trabalho conjunto vem dando resultados positivos. Agora, vamos realizar esse treinamento também de forma conjunta, estamos definindo todos os detalhes”, comentou Martucci.

Na prática, o simulado seguirá um enredo básico de uma ocorrência encaminhada ao CAD (Centro de Atendimento e Despacho), da PM, e ao Cecom (Centro de Comunicação), da GCM, versando sobre alarme disparado em agência bancária com presença de indivíduos suspeitos no interior do prédio. “Basicamente, a intenção é articular o deslocamento das equipes, a progressão do terreno de forma segura e organizada até chegar ao local em condição de dar respostas a um possível confronto, e não ser surpreendido pelos criminosos”, explicou Sanches. Existe a possibilidade de que o trânsito seja interrompido no trecho entre as ruas Comendador João Cintra e Campos Salles.