publicidade

A Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou, neste sábado (19), dois editais para a contratação 2,5 mil policiais que irão atuar em todas as regiões do Estado.

Serão ofertadas 1,6 mil vagas para a carreira de escrivão de polícia e 900 para investigadores.

As inscrições estarão abertas a partir das 10h00 do próximo dia 3 até às 23h59 de 1º de abril e terão que ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Fundação Vunesp. O valor da taxa é de R$ 105,50.

Os novos certames foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado. As vagas tinham sido autorizadas conforme despachados do governador em 2019 e 2021.

As vagas em ambos os certames foram regionalizadas o que facilita para os candidatos ficarem nas regiões que preferirem e 5% delas são destinadas, conforme a lei, as pessoas com deficiência.

  • Pré-requisitos

Entre os pré-requisitos para participar da seleção estão: ter no mínimo 18 anos completos. ser  brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar  amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses; não ter antecedentes criminais; estar em dia com serviço militar e com os direitos civis e políticos, ter habilitação, no mínimo, na categoria “B” para condução de veículos automotores e possuir diploma de graduação, expedido por entidade de ensino oficial ou reconhecida, devidamente registrado ou, na falta deste, certificado de colação de grau.

  • Das etapas do concurso a formação

Os concursos serão realizados em cinco fases que incluem: prova preambular, prova escrita, comprovação de idoneidade e conduta (mediante investigação social), prova oral e prova de títulos.

As etapas seguintes incluem as nomeações e posse e, posterior, início do curso na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses.

  • Policiais em formação

Atualmente, já estão em formação mais de 250 policiais civis de diversas carreiras, com formaturas previstas para o 1º e 2º semestre já deste ano. Além disto, já estão autorizadas a contratação de 250 novos delegados e 189 médicos legistas, com editais também previstos para serem lançados até o final deste primeiro semestre.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui