A recente instalação do letreiro ‘Eu Amo Itapira’ em um dos canteiros centrais no acesso ao município pela Rodovia SP-147 (Mogi Mirim-Itapira), nas imediações do portal, já provoca certa discussão principalmente nas redes sociais.
A maior reclamação é que a estrutura fixada no gramado dificulta a visão dos motoristas que utilizam o retorno no trecho final da Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, em direção à Avenida Armando Salles de Oliveira.
Veículos que acessam o dispositivo viário da Francisco de Paula obrigatoriamente precisam parar antes da conversão para a Armando Salles. Porém as argumentações apuradas pelo Itapira News reforçam que o letreiro não permite enxergar com segurança quem chega da rodovia.
Dessa forma, os condutores são obrigados a avançar um pouco além da sinalização, o que remete para o risco de acidentes.
A reportagem levou ao conhecimento da Prefeitura a mais nova polêmica viária dentro do perímetro urbano. A resposta encaminhada pela Assessoria de Comunicação foi que o Departamento de Trânsito verificou a situação e acionou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para melhorar o posicionamento do letreiro.
Acionado pelo Itapira News, o diretor de Cultura e Turismo, Ezequiel Barel Filho, disse que nenhum ofício havia sido encaminhado até a tarde de terça-feira (20). Reforçou ainda, após uma visita ao local, que a pasta não viu qualquer problema referente à posição do letreiro.
“Tanto que estudamos o lugar antes de instalarmos o letreiro. Além de ser uma questão política em período eleitoral, temos percebido que o pessoal está acostumado a fazer a conversão no automático. Ali o Código Brasileiro de Trânsito manda parar e esperar porque a preferência é de quem vem da pista. Mas não param. Muitos já vão entrando direto na preferência”, detalhou. “Se entrar no retorno com prudência, como manda o Código de Trânsito, acho que não tem problema nenhum”, completou.